Saúde única é tema de palestra do Laboratório de Projetos em Saúde Coletiva nesta terça

14/03/2022 - 16:25  •  Atualizado 15/03/2022 12:19
Compartilhe

Promover ações que busquem o fortalecimento da abordagem na área da saúde, tendo como foco a capacitação profissional e a divulgação de informações à comunidade. Esse é o objetivo do projeto Saúde Única, que será apresentado pela professora do Departamento de Medicina Social e do Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas do Centro de Ciências da Saúde (CCS) Rachel Vicente nesta terça-feira, 15, a partir das 11h30.

O evento é gratuito e faz parte da programação do Laboratório de Projetos em Saúde Coletiva (Laprosc), que é um projeto de extensão da Ufes. Para participar, basta acessar o endereço https://meet.google.com/tmb-afdj-rcv.

O objetivo do laboratório é auxiliar profissionais na área da saúde e comunicação vinculados à gestão pública ou às instituições de ensino situadas no Espírito Santo a elaborar projetos científicos, de extensão ou de intervenção em saúde coletiva, comunicação ou cultura que possam ser utilizados na gestão pública dos serviços, nas instituições de ensino ou na comunidade capixaba. 

O Laprosc promove reuniões quinzenalmente, sempre às terças-feiras, por meio de plataforma virtual, enquanto durar a pandemia. Os participantes têm a oportunidade de apresentar suas propostas de pesquisa, além de debater demandas trazidas pelos profissionais de saúde. A partir daí, são discutidas as possibilidades de métodos e técnicas de pesquisa a serem empregados.

A equipe disponibiliza também horários individuais de atendimento aos profissionais para auxílio quanto à elaboração dos projetos de saúde coletiva de acordo com a necessidade das usuárias e dos usuários. O Laprosc é formado por estudantes graduandos, mestrandos e doutorandos e pelos professores do Departamento de Medicina Social Adauto Emmerich, Carolina Esposti, Edson dos Santos Neto e Karina Pacheco. 

Perfil da palestrante

A professora Rachel Vicente possui doutorado em Pesquisa Médica pela Universidade de Munique/Alemanha, mestrado em Saúde Coletiva e graduação em Odontologia pela Ufes. Atua como professora adjunta no Departamento de Medicina Social do CCS e como professora efetiva do Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas. É especialista nas áreas de saúde internacional, ciências da saúde, saúde coletiva, epidemiologia e doenças transmissíveis.

 

Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho