Sai o resultado do Sisu 2020/2. Matrícula dos candidatos aprovados começa nesta quarta, 15

14/07/2020 - 14:52  •  Atualizado 15/07/2020 19:37

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulgou nesta terça-feira, 14, a lista de candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o edital de convocação para matrícula (Edital Prograd nº 17/2020). A solicitação de matrícula deve ser realizada entre os dias 15 e 20 de julho, exclusivamente pelo Portal do Candidato.

Quem foi aprovado deve acessar o Portal, solicitar a matrícula e realizar o envio on-line de todos os documentos solicitados. A Prograd orienta que o candidato, após ver o seu nome na lista de aprovados, leia na íntegra o edital de convocação de matrícula, em especial, os itens que tratam de sua modalidade de vaga.

Nesta edição do Sisu, a Ufes ofertou 2.239 vagas, distribuídas em 59 cursos nos quatro campi (Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus). Do total, 1.114 são destinadas à ampla concorrência e 1.125, à reserva de vagas (Lei nº 12.711/2012).

O início das aulas dos estudantes matriculados para o semestre 2020/2 ainda será definido, a partir do cronograma aprovado pelos conselhos Universitário (CUn) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

Alterações

Uma mudança importante em relação ao ano anterior é que não está mais prevista a Manifestação de Interesse Obrigatório (MIO), que foi substituída pela Solicitação de Matrícula. “Assim, ao preencher a solicitação e enviar os documentos, o candidato já está manifestando o interesse na vaga e solicitando que sua matrícula seja realizada”, informa a coordenadora de Matrícula e Controle Acadêmico da Prograd, Anita Lacerda.

Em razão da pandemia de COVID-19, foi priorizada a tramitação on-line de todos os procedimentos, mas isso não impede que haja a convocação presencial futuramente. A documentação enviada eletronicamente será analisada, e o candidato estará sujeito à verificação, pelas comissões, por meio de chamada de vídeo ou reunião virtual.

Ressalta-se que o aprovado deve acompanhar o seu processo de matrícula com frequência, por meio de informações disponibilizadas pelo Portal do Candidato (com informações específicas sobre o seu procedimento) e pelo site sisu.ufes.br. Caso haja dúvidas, pode acessar o Manual do Candidato, que conta com um passo a passo de como realizar a solicitação de matrícula.

A convocação de matrícula para aqueles aprovados na Lista de Espera está estimada para o dia 5 de agosto de 2020.

Para mais informações, acesse sisu.ufes.br. Para o Portal do Candidato, acesse candidato.ufes.br.

Texto: Vinícius Fontana

Matéria atualizada em 15/07/2020, às 19h35.