Reunião regional da Anped chega ao fim com mais de 500 trabalhos apresentados

Mais de 500 trabalhos científicos foram apresentados na 12ª Reunião Científica Regional Sudeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped-Sudeste), encerrada nessa quarta-feira, 13. O evento, organizado pelo Fórum Sudeste de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (Forpred-Sudeste), foi realizado no campus de Goiabeiras de 10 a 13 de julho, e trouxe como tema central “diálogos entre a pesquisa e as políticas de educação na atualidade”.

Na conferência de abertura, o professor da Unicamp Luiz Carlos de Freitas abordou a situação da Educação no contexto político atual do Brasil, e as reformas que estão sendo realizadas no âmbito do Ministério da Educação. Ao todo, cerca de mil estudantes e pesquisadores participaram da Anped-Sudeste, que contou com apresentações de 576 trabalhos científicos, entre comunicações orais e pôsteres, e nove mesas redondas. Segundo a coordenadora local do evento, Cleonara Maria Schwartz, a realização de um encontro reunindo 64 programas de pós-graduação em educação se apresentou como um imenso desafio, que foi superado graças ao empenho da equipe da Ufes e ao envolvimento dos alunos.

A Anped é uma associação sem fins lucrativos que congrega programas de pós-graduação stricto sensu em educação, professores e estudantes vinculados a estes programas e demais pesquisadores da área. Ela tem por finalidade o desenvolvimento da ciência, da educação e da cultura, dentro dos princípios da participação democrática, da liberdade e da justiça social.

Livros

Além da programação científica, o evento contou com o lançamento de cinco livros de autoria de pesquisadores de diversas instituições do país. Veja os títulos:

Conselho escolar e as possibilidades de diálogos e convivência: o desafio da violência na escola, de Maria Cecília Luiz (UFSCar);

Criar e brincar: o lúdico no processo de ensino-aprendizagem, de Maria Vitoria Campos Mamede Maia (UFRJ);

Quem faz a Educação? Narrativas, conhecimentos e táticas de professores da escola pública, de Simone da Silva Ribeiro (UFJF);

Violência curricular e a práxis libertadora na escola pública, de Valter Martins Giovedi (Ufes);

Desafios para a educação democrática e pública de qualidade no Brasil, de Samuel Mendonça (PUC Campinas) e José Aguiar Nobre (PUC Rio).

Texto: Patrícia Garcia, com informações da Anped

Edição: Ana Paula Vieira

Foto: Patrícia Garcia

Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)