Retrospectiva TV Ufes 2020: ano de aprendizado e produções colaborativas

28/12/2020 - 18:51  •  Atualizado 29/12/2020 19:17

Devido à pandemia do novo coronavírus, o ano de 2020 foi atípico em todo o mundo. Na TV Ufes, com a necessidade de distanciamento social e a implantação do trabalho remoto em março deste ano, novas divisões de tarefas, capacitações e adaptações na linguagem audiovisual precisaram ser implementadas para dar continuidade à produção do canal.

Uma das alterações foi na criação dos conteúdos, que passou a contar também com produções colaborativas. Nesse último formato, a equipe da TV Ufes realizou a produção, a edição e a legendagem de conteúdos que foram enviados por parceiros e/ou captados remotamente pela própria equipe da tv universitária. Assim, concretizaram-se os projetos Mostra Juntos contra a COVID-19, que apresentou iniciativas da comunidade acadêmica no enfrentamento à pandemia; Dicas Bem-Estar, feito em parceria com a equipe psicossocial da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), ressaltando ações de autocuidado e equilíbrio emocional; Mistura Literária, em que diferentes convidados apresentaram sugestões de leitura; e TV Ufes - 20 anos, série de depoimentos com memórias de professores, técnicos e estudantes que participaram da TV Ufes desde sua criação, no ano 2000.

Novos programas

Apesar das adversidades, a TV Ufes também continuou a produção dos tradicionais Ufes na TV e Agenda TV Ufes, e ainda lançou dois novos programas neste ano: o Dez, produto mensal de divulgação científica; e o #Bastidores, série de entrevistas com convidados que atuam no cenário cultural capixaba, já com novos episódios programados para janeiro de 2021.

O ano de 2020 também foi marcado por capacitações da equipe, seja para a realização de transmissões on-line ou para a legendagem dos conteúdos, a fim de torná-los cada vez mais acessíveis.

Clique aqui e confira esses e outros detalhes na retrospectiva do ano, produzida pela equipe da TV Ufes.

A TV Ufes está no ar no Canal 13 da NET/Claro, e a programação também está disponível no canal TelevisaoUfes, no Instagram Facebook. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail tvufes@ufes.br.

Texto: Camila Fregona