Retorno presencial: veja como funcionarão os restaurantes universitários

14/04/2022 - 16:13  •  Atualizado 19/04/2022 11:10

No retorno às aulas presenciais, a partir de 18 de abril, os Restaurantes Universitários (RUs) dos campi de Goiabeiras, Maruípe e São Mateus fornecerão as refeições de forma pré-acondicionada (em marmitas), que poderão ser consumidas nos salões de refeição dos restaurantes ou retiradas para “viagem”.

Para melhor organização da demanda e uso dos espaços, a Diretoria de Gestão dos Restaurantes manterá o sistema de reserva/agendamento de refeições, em todos os RUs, por meio do site campusfood.ufes.br. O usuário deverá agendar a retirada de sua refeição até as 12 horas do dia útil anterior à utilização do serviço. Em caso de desistência, o cancelamento também deverá ser realizado no mesmo prazo.

Se o agendamento não for cancelado a tempo pelo usuário, poderá ser aplicada sanção, em caso de duas ocorrências, com suspensão da utilização do serviço pelo prazo de três dias.

A distribuição das refeições será das 11 horas às 13h30 para o almoço e das 17h30 às 19 horas para o jantar. O jantar só será oferecido nos campi de Goiabeiras e São Mateus. No campus de Maruípe, como de costume, não é oferecido jantar.

No campus de Alegre, devido ao não cumprimento por parte da empresa fornecedora das condições e exigências estabelecidas na contratação do serviço, o fornecimento de refeições para o restaurante universitário está provisoriamente suspenso. Os estudantes do campus continuarão recebendo o auxílio-alimentação emergencial, que será pago mensalmente até a normalização do atendimento àqueles que comprovaram estar distantes de seus núcleos familiares e/ou comprovaram estar executando regularmente atividades presenciais previstas em conteúdo programático de disciplinas obrigatórias ou optativas em que estejam matriculados.

Acesso

Para acesso aos refeitórios dos RUs nos campi de Goiabeiras, Maruípe e São Mateus, será exigida apresentação do comprovante vacinal. Nos refeitórios, o usuário também deverá respeitar a organização dos espaços predeterminados entre as mesas e cadeiras, visando evitar aglomerações. Os refeitórios foram preparados para acolher quantidade adequada de pessoas a cada dia, para a segurança de todos, de acordo com os planos de Biossegurança e de Contingência da Ufes.

Será obrigatório o uso de máscara, a qual poderá ser retirada somente durante a realização das refeições. Neste momento, a máscara deverá ser acondicionada em embalagem apropriada e pessoal, e guardada pelo usuário em local adequado para posterior uso após o término da refeição.

Também será obrigatória a higienização das mãos antes de entrar no restaurante, utilizando as pias com sabonete antisséptico e/ou álcool em gel 70%.

Os bebedouros deverão ser usados somente com recipientes individuais dos usuários, para evitar contato da boca com a haste (torneira).

As normas de acesso e permanência nos restaurantes foram organizadas pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) e podem ser encontradas na Instrução Normativa nº 2/2022, que também traz orientações sobre como proceder em caso de agendamento e cancelamento do agendamento.

Recarga dos cartões

O pagamento de recarga do cartão de refeição (utilizado na unidade de Goiabeiras) deve ser feito preferencialmente por meio de GRU (boleto para pagamento em banco), conforme informações constantes no site do RU.

Os usuários – alunos 100% (pagantes) ou assistidos e servidores – interessados em realizar seu cadastro para acesso ao RU deverão preencher o formulário de solicitação de cadastro disponível na página https://ru.ufes.br/cadastro.

Após o pré-cadastro, o usuário deverá comparecer ao Setor de Cadastro do RU de Goiabeiras para realizar a retirada de seu cartão. Nos demais campi, o usuário deverá comprar tíquetes nos guichês de atendimento de cada restaurante.

Para estudantes assistidos dos campi de Maruípe e São Mateus, a entrada será realizada a partir da apresentação da Declaração de Estudante Assistido, que poderá ser emitida via Portal da Assistência Estudantil (acessar o sistema com seu usuário e senha, clicar na aba Solicitações e depois em Emitir Declaração), acompanhada de documento oficial com foto.

Estudantes ingressantes por cota de renda nos semestres letivos de 2021/2 e 2022/1 terão acesso gratuito aos RUs no período entre a publicação do edital do Proaes (dia 18) e a publicação do resultado parcial, previsto para 17 de junho. Para isso, aqueles que utilizarão o RU de Goiabeiras devem realizar o cadastro no próprio restaurante, para retirar o cartão magnético. Para estudantes dos outros campi, o acesso aos RUs será por meio de uma lista de acesso, mediante apresentação de documento oficial com foto.

Outras informações sobre o funcionamento dos Restaurantes Universitários estão disponíveis em https://ru.ufes.br/.

Texto: Thereza Marinho
Fotos: Blog Intermeios e Laura Gomes (bolsista do projeto Paepe II - documentação fotográfica)