Retorno presencial: bibliotecas terão horário de funcionamento ampliado

04/04/2022 - 18:07  •  Atualizado 06/04/2022 16:39

No retorno às aulas presenciais, a partir de 18 de abril, o atendimento das unidades do Sistema Integrado de Bibliotecas da Ufes (SIB/Ufes) será feito de forma 100% presencial, de segunda a sexta-feira e com horários ampliados, conforme estabelecido em cada unidade. Nas dependências dos prédios, ainda deverão ser respeitados os protocolos sanitários, como o uso de máscara facial e o distanciamento.

No campus de Goiabeiras, o atendimento na Biblioteca Central (BC) será feito das 7 às 21 horas. Os usuários terão acesso aos espaços do acervo de livros, às salas de estudos, em grupo e individual, e às cabines individuais. Permanecem com limite de ocupação de 50% apenas os ambientes do Laboratório de Informática, onde serão disponibilizados 15 computadores, e do Auditório, com 45 lugares disponíveis.

Estudantes que retornarem às aulas presenciais em 2022/1 encontrarão, na Biblioteca Central, um prédio reformado e modernizado. Além das adequações estruturais dos espaços às normas sanitárias estabelecidas em conformidade com o Plano de Biossegurança da Ufes, foram realizadas outras melhorias, garantindo mais segurança, conforto e praticidade nos ambientes de estudo e acessibilidade.

Dentre as mudanças, está a instalação de fechaduras digitais nos armários guarda-volumes. No térreo, foram criados novos ambientes de estudos, que contam com tomadas nas mesas para conexão de notebooks, smartphones ou tablets. Em relação à acessibilidade, foram realizadas mudanças estruturais, como a facilitação do acesso ao elevador, que pode ser utilizado por cadeirantes, e a instalação, no segundo andar, do Laboratório de Acessibilidade Informacional (Lainfo), um espaço para preparação de materiais bibliográficos impressos ou digitais em formatos acessíveis, para atender pessoas com deficiência.

Leia mais sobre as melhorias em:  Biblioteca Central mais moderna e acessível com readequações e novos equipamentos

Bibliotecas Setoriais

Na Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), o funcionamento será das 8 às 20 horas, com acesso total aos espaços de estudo e pesquisa. Na Biblioteca Setorial do Centro de Educação (CE), o atendimento será feito das 7 às 19 horas, apenas para empréstimos e devoluções de livros, em razão de obras de manutenção e adequação no local. As demais bibliotecas setoriais do campus de Goiabeiras não estão em funcionamento por questões de infraestrutura da própria unidade ou do centro de ensino onde elas estão localizadas.

Na Biblioteca Setorial do campus de Maruípe, o atendimento ocorrerá das 7 às 17 horas.

Na Biblioteca Setorial Sul (foto), localizada no campus de Alegre, o atendimento será realizado das 7 às 21 horas. Já na Biblioteca Setorial Nedtec, em Jerônimo Monteiro, o funcionamento será das 8 às 17 horas. As usuárias e os usuários terão acesso aos ambientes de acervo de livros, salas de estudos, laboratórios de informática, salas de estudo em grupo e cabines individuais, conforme a estrutura ofertada por essas setoriais.

A Biblioteca Setorial Norte, no campus de São Mateus, permanece fechada devido às obras de reconstrução do telhado, danificado pelas fortes chuvas.

Texto: Nábila Corrêa
Fotos: Fábio Medina