Retenção de alunos no ensino superior é tema de webinar nesta sexta, 29

28/04/2022 - 16:16  •  Atualizado 29/04/2022 15:31
Compartilhe

Retenção no ensino superior: classificação do aluno com base no desempenho acadêmico é o tema do webinar (seminário on-line) que será realizado nesta sexta-feira, 29, com Abraham Barouch Gilbert, professor visitante estrangeiro do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento da Ufes.

O evento é promovido pelo Laboratório de Estudos do Desenvolvimento Humano (Ledhum) da Ufes e terá início às 14 horas, com transmissão ao vivo pelo canal do Laboratório no YouTube. A palestra é aberta a todos os interessados e não é necessário fazer inscrição prévia.

A retenção de alunos nos cursos de graduação é um dos maiores desafios das instituições de ensino superior. No Brasil, segundo especialistas, a retenção é conceituada como a permanência prolongada do aluno na universidade, na qual ele continua em situação de matriculado por um tempo maior do que o previsto pelo currículo do curso de graduação da instituição.

Abraham Barouch Gilbert, que também é docente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Ufes, possui doutorado em Educação pela Universidade do Estado de Washington (EUA) e mestrado em Avaliação, Medição e Pesquisa pela Universidade de Michigan (EUA) e em Política Internacional de Bem-Estar Social e Saúde pela Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade de Oslo e Akershus (Noruega). É graduado em Psicologia pelo Instituto Tecnológico de Santo Domingo (República Dominicana) e membro do corpo editorial do Alberta Journal of Educational Research, além de revisor do Journal of Advanced Academics. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em psicologia educacional, atuando principalmente nas áreas de probabilidade acadêmica, autoeficácia e retenção de alunos.

Pesquisa e intervenção

O Ledhum-Ufes tem como focos principais a pesquisa e a intervenção, com ênfase nos aspectos cognitivos, afetivos e sociais, em diferentes contextos de desenvolvimento ao longo do ciclo de vida. Atualmente, por meio do laboratório, são realizados trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado, além de projetos de extensão e estágio curricular supervisionado.

Dentre as temáticas estudadas, estão: avaliação e intervenção com jogos de regras, jogos eletrônicos e contos de fadas em situações de desenvolvimento típico e atípico; construção de novos instrumentos e procedimentos de avaliação e intervenção; e investigações sobre diferentes contextos de desenvolvimento humano. 

O Laboratório é coordenado pela professora Cláudia Rossetti, em colaboração com as professoras Cláudia Pedroza e Gabriella Moura. O webinar Retenção no ensino superior: classificação do aluno com base no desempenho acadêmico é promovido pelo Ledhum, com apoio do PPGP/Ufes.

 

Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho