Relatório sobre dados da covid-19 na Ufes aponta queda do número de casos em julho

26/08/2022 - 12:33  •  Atualizado 30/08/2022 11:52

O Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou o segundo relatório com dados de ocorrência da covid-19 na instituição entre os meses de maio e julho de 2022. O documento (anexado abaixo) foi entregue à Administração Central da Universidade e tem o objetivo de manter a comunidade da Ufes e seus gestores informados sobre a evolução da pandemia de SARS-CoV-2 nos campi, além de possibilitar um acompanhamento sobre o comportamento da pandemia numa situação de atividade presencial com controle de risco, que ainda não tinha sido experimentada pela comunidade universitária.

Um dos dados apontados no relatório informa que, no período de 4 de maio a 29 de julho deste ano, somente no posto de testagem do campus de Goiabeiras, foram realizados 5.038 testes, com atendimento a pessoas da comunidade universitária e da comunidade externa. Desse total, 549 pessoas da comunidade universitária apresentaram resultado positivo para o coronavírus.

No entanto, o COE destaca que, entre as pessoas da Ufes que fizeram o teste no posto de Goiabeiras, houve um decréscimo de cerca de 50%, comparando o número de testes positivos registrados no mês de julho (177), em comparação ao mês de junho (313).

Além dos dados apurados nos postos de testagem dos campi, o documento também traz dados das Licenças para Tratamento de Saúde (LTS) registradas no Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (SIASS) e os registros feitos no formulário MonitoraUfes, que também podem ser acompanhados pela comunidade no painel de notificações.

Análise

A partir dos dados coletados, uma das constatações do COE-Ufes foi um decréscimo de ocorrência de covid-19 na comunidade universitária em todos os segmentos, nos meses de maio a julho, e de forma mais acentuada no mês de julho.

O Comitê ressaltou ainda que, apesar do quantitativo de testes positivos na comunidade da Ufes, foi possível inferir que a vacinação com esquema completo e, atualmente, com as doses de reforço, contribuiu para que o número de adoecimentos pelo coronavírus não fosse ainda maior.

“Principalmente, podemos constatar mais uma vez que a vacina contribuiu para que não se registrassem situações de agravamento no estado de saúde ou óbitos de servidores e discentes. Desde o período de retorno presencial das atividades da Ufes, não há notificação de óbitos por covid-19 na comunidade Ufes”, diz o relatório.

Mesmo assim, o COE reforça a necessidade de manter os cuidados com a proteção individual e comunitária, por meio de uso de máscara e higienização das mãos, evitando aglomerações, mantendo a vacina em dia e tomando as doses de reforço que forem recomendadas pelas autoridades sanitárias.

MonitoraUfes

O Comitê também reforça o pedido para que os membros da comunidade universitária de todos os campi preencham o formulário MonitoraUfes em caso de sintomas gripais e suspeita de covid-19. O formulário, disponível no site coronavirus.ufes.br e de preenchimento voluntário, é o instrumento que permite aos estudantes, professores e técnicos-administrativos registrarem esse tipo de ocorrência, contribuindo para a promoção de um ambiente de biossegurança.

O monitoramento de ocorrência da covid-19 no âmbito da Ufes continuará sendo realizado até a estabilidade da situação epidemiológica.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes