Relatório do COE-Ufes aponta elevação no número de casos de covid em novembro

25/11/2022 - 18:58  •  Atualizado 28/11/2022 12:47

Um relatório divulgado pelo Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) nesta sexta-feira, 25, observa um aumento expressivo dos registros do número de testes e casos positivos para a covid-19 na comunidade externa, e de casos positivos na comunidade da Ufes a partir de meados de novembro. Os dados contrastam com os analisados entre junho e outubro, quando foi registrado um decréscimo na ocorrência da doença na comunidade universitária em todos os segmentos.

Os dados e as avaliações foram apurados a partir dos resultados dos testes realizados no posto de testagem instalado na Ufes, que atende a comunidade interna e externa da Universidade; das Licenças para Tratamento de Saúde (LTS) registradas junto à Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) por servidores da Ufes; e do MonitoraUfes, formulário disponível na internet, de preenchimento voluntário por todos os segmentos integrantes da comunidade universitária.

Diante dos dados, o relatório do COE-Ufes ressalta a necessidade de manter e reforçar os cuidados com a proteção individual e comunitária, por meio de uso de máscara, quando indicado; higienização das mãos; e manutenção da vacina em dia, tomando as doses de reforço recomendadas pelas autoridades sanitárias.

Como medida de prevenção e controle de riscos da covid-19, no dia 17 de novembro, o reitor da Ufes, Paulo Vargas, assinou uma portaria recomendando o uso de máscara facial nos espaços da Universidade, em ambientes fechados com aglomeração de pessoas. A portaria também torna obrigatório o uso de máscaras faciais por pessoas com sintomas de resfriado ou síndrome gripal; por pessoas imunossuprimidas, idosas, gestantes e com múltiplas comorbidades em ambientes fechados com aglomeração de pessoas; e por pessoas que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados de covid-19. As medidas foram adotadas a partir das recomendações do COE-Ufes.

Confira o relatório na íntegra:

APRESENTAÇÃO DOS DADOS COVID-19 NA UFES

Desde o retorno presencial das atividades de ensino na Ufes, no dia 18 de abril de 2022, o Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) intensificou e vem mantendo o monitoramento ininterrupto das informações sobre a ocorrência de covid-19 nos campi da Universidade Federal do Espírito Santo, a fim de acompanhar sua incidência na comunidade acadêmica.

Com a elevação da curva de casos positivos de covid-19, principalmente a partir da segunda quinzena de novembro, o COE divulga este boletim com o objetivo de manter a comunidade da Ufes e seus gestores atualizados sobre a evolução da pandemia do sarsCov-2 nos seus campi. Os dados e as avaliações apresentados a seguir provêm das seguintes fontes:

1. Resultados dos testes realizados no posto de testagem instalado na Ufes, que atende a comunidade interna e externa da Ufes;
  2. Licenças para Tratamento de Saúde (LTS) registradas junto à Diretoria de Atenção à Saúde – DAS/PROGEP por servidores da Ufes;
  3. Enquete MonitoraUfes, formulário disponível na internet, de preenchimento voluntário por todos os segmentos integrantes da comunidade universitária.

Ressaltamos que os dados coletados não conseguem representar com exatidão todo o universo da comunidade da Ufes, por uma série de razões, entre as quais a possibilidade de os testes de covid terem sido feitos em outro posto de testagem, de haver subnotificação no DAS ou de não ter sido realizado registro da ocorrência no DAS e no MonitoraUfes.

1. RESULTADOS DOS TESTES REALIZADOS NO POSTO DE TESTAGEM DA SESA INSTALADO NA UFES – Período descrito: 01/07/2022 a 24/11/2022

Figura 1. Total de testes realizados e de testes positivos no Posto do Campus de Goiabeiras, no período de 01/05/2022 a 24/11/2022

Fonte: Posto de Testagem Ufes, 2022

2. AFASTAMENTO POR LICENÇA PARA TRATAMENTO DE SÁUDE

Figura 2. Licenças para tratamento de saúde – Período de 01/06/2022 a 15/11/2022

Fonte DAS-Progep

CID:
U071 – Infecção pelo novo coronavírus (covid-19).
B342 – Infecção por coronavírus de localização não especificada (NE).
B349 – Infecção viral NE (não especificada).

3. MONITORA-UFES

Clique na imagem e acesse o painel interativo e em tempo real do MonitoraUfes

Considerações sobre os dados

1. Nas fontes de dados analisadas, observa-se o decréscimo na ocorrência de covid-19 na comunidade universitária em todos os segmentos, nos meses de junho a outubro. Entretanto, há o aumento expressivo dos registros do número de testes, casos positivos para a covid-19 na comunidade externa e casos positivos da comunidade da Ufes a partir de meados de novembro.
  1. Com a queda do quantitativo de testes positivos na comunidade da Ufes nos meses de junho a outubro de 2022, infere-se que a vacinação com esquema completo e, atualmente, com as doses de reforço, contribuiu para que o número de afetados pelo coronavírus da covid-19 se mantivesse baixa.
  1. Principalmente, podemos constatar mais uma vez que a vacina contribuiu para que não se registrassem situações de agravamento no estado de saúde ou óbitos dos servidores e discentes no período analisado.
  1. É importante observar a necessidade de manter e reforçar os cuidados com a proteção individual e comunitária, por meio de uso de máscara, quando indicado; higienizar as mãos; e manter a vacina em dia, tomando as doses de reforço que forem recomendadas pelas autoridades sanitárias.
  1. O registro de licenças para tratamento de saúde mantém-se baixo.
  1. Ressaltamos a importância de que a comunidade universitária realize o registro no sistema Monitora-Ufes, em caso de sintomas gripais e casos suspeitos ou confirmados de covid-19.