Relatório aponta manutenção da queda nos casos de covid-19 na Ufes de janeiro a julho

10/08/2023 - 12:31  •  Atualizado 11/08/2023 14:31

O Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou nesta quarta-feira, 9, o relatório com os dados coletados sobre a ocorrência de covid-19 nos campi da Universidade no período de 01 de janeiro a 31 de julho de 2023. O documento aponta manutenção da queda na ocorrência de covid-19 na comunidade universitária, em alinhamento com a situação epidemiológica do estado do Espírito Santo.

Considerando apenas os resultados dos testes realizados no posto da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) instalado no campus de Goiabeiras no mês de julho, foram registrados 11 casos positivos para covid em um universo de 129 pessoas testadas (membros da comunidade acadêmica e da comunidade externa). Em junho, quando 192 testes foram realizados, também se registrou 11 casos positivos (imagem).

O número de servidores da Ufes afastados para tratamento de saúde por motivo de covid também apresentou queda. Se em janeiro foram registrados 15 afastamentos provocados pela doença, em julho esse número caiu para 6.

Os dados apresentados no relatório tomaram por base os resultados dos testes realizados no posto de testagem instalado no campus de Goiabeiras, os registros de Licenças para Tratamento de Saúde (LTS) dos servidores da Ufes e as informações registradas no formulário MonitoraUfes.

O documento (anexado abaixo) foi entregue à Administração Central da Universidade e tem o objetivo de manter a comunidade da Ufes e seus gestores informados sobre a evolução da pandemia de SARS-CoV-2 nos campi.

Vacinação

O Comitê conclui que a vacinação com esquema completo e, atualmente, com as doses de reforço, foi uma das principais ações de controle de transmissão do vírus, contribuindo para a queda (e manutenção em baixa) do quantitativo de testes positivos na comunidade Ufes no período. “Principalmente, podemos constatar mais uma vez que a vacina contribuiu para que não se registrassem situações de agravamento no estado de saúde ou óbitos dos servidores e discentes no período analisado”, constata o relatório.

Para a coordenadora do COE-Ufes, Leila Massaroni, mesmo com o quadro favorável é importante manter e reforçar os cuidados com a proteção individual. “Apesar do cenário de normalidade, nós recomendamos manter os cuidados básicos, como a higiene das mãos e a vacinação em dia, tomando as doses de reforço recomendadas pelas autoridades de saúde”, destaca.

Confira a íntegra do relatório no arquivo anexado abaixo.

Texto: Thereza Marinho