Reitor apresenta pesquisas da Ufes em Seminário de Colaboração entre Noruega e Brasil

05/11/2014 - 15:27  •  Atualizado 05/11/2014 15:27

O reitor Reinaldo Centoducatte e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes, Neyval Reis, participaram do Seminário de Colaboração entre Noruega e Brasil no Setor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Indústria de Óleo e Gás, no Rio de Janeiro, nos dias 3 e 4 de novembro, com o objetivo de apresentar as pesquisas desenvolvidas pela Universidade nesta área.

O encontro teve o objetivo de ampliar a cooperação entre os setores produtivos e as instituições de ensino e pesquisa os dois países. Além da Ufes, participaram do seminário a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Petrobrás, a Agência Nacional do Petrólelo (ANP), entre outras.

Segundo o pró-reitor de Administração e coordenador do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Caracterização de Óleos Pesados (LabPetro), Eustáquio de Castro, já existe um acordo de cooperação com o maior instituto de pesquisa da Escandinávia, o Sintef, para pesquisas no setor de petróleo com foco na área ambiental. “Além dessa parceria, temos a expectativa de que seja firmado um acordo conjunto entre diversas instituições brasileiras, incluindo a Ufes, com empresas e institutos de pesquisa da Noruega”, afirmou Castro.

Também estiveram presentes ao encontro o diretor do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), Renato Neto, e os professores do Departamento de Ecologia, Renato Ghisolfi, e do Departamento de Química, Edna Medeiros, entre outros.

Por Hélio Marchioni