Radiologia do Hucam recebe equipamentos que melhoram exames de imagem

27/12/2023 - 18:00  •  Atualizado 28/12/2023 19:25

A Unidade de Diagnóstico por Imagem e Diagnósticos Especializados (Udide) do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) recebeu computadores avançados para melhoria do serviço de exames por imagem, oferecido aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a aquisição, a Unidade conta agora com 13 monitores de alta resolução, específicos para laudos médicos. Antes, eram quatro monitores, com mais de 10 anos de uso.

Os novos monitores oferecem maior resolução espacial e de baixo contraste para análise das imagens médicas, e segundo a chefe da Udide, Tatiane Miranda, estão adequados à resolução RDC 611/2022 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A determinação da RDC é que monitores utilizados para laudos devem ser específicos para essa finalidade, compatíveis com as características das imagens de cada modalidade assistencial, sendo proibida a utilização de monitores convencionais não específicos para esse fim.

O investimento para a aquisição dos equipamentos foi de pouco mais que R$ 533 mil, tendo como fonte de recursos o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). “É importante considerar que monitores de alto desempenho têm tempo de vida bem maior, assim, o recurso financeiro é utilizado de forma mais assertiva”, disse Tatiane.

Todos os monitores já estão em operação e não houve necessidade de treinamento com os utilizadores, apenas foi feita a calibração conforme orientação do fabricante. Além da qualidade da imagem obtida, os novos equipamentos possibilitam maior segurança, confiabilidade e exatidão nos diagnósticos.

“Para o nosso usuário, representa mais confiança e precisão em seus resultados de exames. Além de atender a legislação nacional da Anvisa, permitimos uma qualificação da assistência, ensino e pesquisa. O nosso serviço de residência médica conta com 12 alunos que serão oportunizados pelo ensino de qualidade”, concluiu Tatiane Miranda.

Para o médico radiologista Marcos Rosa Junior, que atende na Unidade, as máquinas novas auxiliam no diagnóstico, permitindo que não somente os radiologistas, mas também os médicos assistentes, alunos e residentes do serviço possam detectar mais doenças e, com isso, melhorar o atendimento e o cuidado prestados aos pacientes.

O Hucam-Ufes e um dos 41 hospitais universitários federais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Texto e fotos: Duilo Victor - Unidade de Comunicação do Hucam-Ufes