Pulseira avisa quando pessoas estão a menos de dois metros de distância

23/06/2020 - 19:46  •  Atualizado 26/06/2020 10:11

Um dispositivo desenvolvido por integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia de Computação da Ufes monitora se as pessoas estão mantendo a distância mínima de dois metros, colaborando para tentar desacelerar a taxa de contaminação pelo novo coronavírus. A proposta é que o dispositivo, chamado de Pulseira Anti-Covid, seja usado em ambientes controlados, como escolas, museus, empresas e supermercados, onde todos os usuários portariam o dispositivo.

Cada pulseira emite e mede a potência do sinal emitido pelas demais pulseiras no mesmo ambiente. Dessa forma, pode estimar a proximidade entre os dispositivos e emitir um alerta sonoro e visual quando o limite mínimo não for respeitado. O professor do Departamento de Informática e tutor do grupo, Rodrigo Guimarães, explica que o protótipo desenvolvido utiliza um microchip Wi-Fi compacto e de baixo custo, com capacidade para ser programado: "o módulo WiFi ESP8266 utilizado nos dispositivos permite que esses se comuniquem por meio de uma rede Wi-Fi”, acrescenta.

Os estudantes André Cunha e Joana Loureiro, desenvolvedores do dispositivo, optaram pela utilização do módulo WiFi ESP8266, após testarem outras tecnologias como sensores infravermelhos e ultrassônicos. "O protótipo final ficou pronto em cerca de um mês, com um custo em torno de R$ 50. Precisa ser aperfeiçoado, mas, se produzido em escala, provavelmente o custo de produção poderá diminuir", explica o professor Guimarães, que supervisionou o projeto.

Clique aqui e assista ao vídeo que explica o desenvolvimento do dispositivo.

Texto: Nábila Corrêa
Imagem: PET Engenharia de Computação da Ufes