Publicados os editais para cadastro no Proaes-Ufes e no Auxílio Educação Infantil

18/04/2022 - 11:08  •  Atualizado 20/04/2022 11:25

Já estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) os editais para estudantes que querem se cadastrar no Programa de Assistência Estudantil (Proaes) da Ufes e para estudantes assistidos que tenham crianças sob sua guarda ou tutela e queiram pleitear o Auxílio Educação Infantil.

As inscrições para os dois editais devem ser feitas exclusivamente pelo Portal da Assistência Estudantil até o dia 1º de maio.

Para se cadastrar no Proaes-Ufes, os requerentes devem ter ingressado na Universidade por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2021/2 ou 2022/1, ou serem ingressantes de semestres anteriores e não estarem cadastrados na assistência estudantil, e contar com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo.

Assista ao Tutorial para Cadastro no Proaes disponibilizado pela Proaeci

Há cinco espécies de auxílio disponibilizados pelo Proaes: alimentação, moradia, transporte, material de consumo e empréstimo estendido de livros. Podem se cadastrar estudantes matriculados em cursos presenciais de graduação de qualquer campus da Ufes, preferencialmente em primeira graduação.

Atualmente, há 4.266 estudantes inscritos no Proaes, e a expectativa é que cerca de 1.200 novos alunos se inscrevam nessa nova chamada. A divulgação do resultado parcial da avaliação socioeconômica está prevista para 17 de junho. Após a publicação, será aberto prazo de dois dias úteis para recurso. O resultado final deverá ser disponibilizado no dia 1º de julho, e os pagamentos serão retroativos ao mês de abril.

Mais informações estão disponíveis em https://proaeci.ufes.br/proaesufes.

Educação infantil

O Auxílio Educação Infantil consiste na entrega de recurso financeiro a estudantes com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e deve ser utilizado exclusivamente para custeio de despesas com creche, pré-escola ou cuidador.

Os pagamentos consistem em até quatro parcelas de R$ 200, a serem entregues mensalmente, de maio a agosto. Para se inscrever, o requerente deverá estar regularmente cadastrado no Programa de Assistência Estudantil (Proaes) e comprovar que tem criança sob sua guarda ou tutela, que seja sua dependente e que tenha menos de 5 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Caso a criança complete seis anos de idade, haverá o desligamento do programa.

O resultado parcial deverá ser divulgado no dia 16 de maio, e o valor total previsto para o semestre é de R$ 32 mil, o que seria suficiente para atender 40 beneficiários.

Todas as informações sobre os auxílios estão disponíveis no site da Proaeci.

Texto: Vinícius Fontana e Thereza Marinho