Publicado o edital do Processo Seletivo de Vagas Surgidas. Inscrições de 22 a 28/05

17/05/2023 - 16:57  •  Atualizado 22/05/2023 14:44

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) publicou o edital do Processo Seletivo de Vagas Surgidas (PSVS 2023) para interessados em ingressar na Ufes por meio de processo de Transferência ou Novo Curso, e para estudantes da Universidade que queiram mudar de turno, campus, habilitação ou iniciar um novo curso.

As inscrições serão recebidas no período de 22 a 28 de maio, por meio de formulário on-line disponível aqui. No total, serão disponibilizadas 1.529 oportunidades em cursos presenciais, distribuídas entre os campi localizados em Alegre (342 vagas), São Mateus (352) e em Vitória (835). A seleção utilizará o resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para todos os candidatos, que poderão optar pelas edições da avaliação realizadas de 2009 a 2022.

O preenchimento das vagas se dará de acordo com a seguinte ordem de prioridade: Remoção e Reopção em área afim; Reopção em área não afim; Transferência Facultativa; e Novo Curso Superior. Os candidatos serão classificados, ainda, dentro do tipo de cota para a qual se inscreverem, no caso dos que fizerem opção pela reserva de vaga. Os que já forem estudantes da Ufes serão automaticamente inscritos na mesma categoria de cota do vínculo atual com a instituição (ampla concorrência ou reserva de vagas).

Requisitos

Os candidatos deverão observar os requisitos específicos para cada opção de ingresso, como a tabela de afinidades de cursos e os requisitos mínimos e máximos de carga horária. Alguns cursos, como Bacharelado em Letras (Libras), por exemplo, exigem também o cumprimento das disciplinas especificadas no edital ou equivalentes para os que concorrerão às modalidades Remoção e Reopção.

Para os cursos da Ufes que adotam o regime de alternância (Licenciatura em Educação do Campo e Licenciatura Intercultural Indígena), somente serão permitidas remoção e reopção entre esses cursos.

Os interessados nas modalidades de Transferência e Novo Curso para o Bacharelado em Letras (Libras) deverão comprovar as exigências de formação precedente.

Outros requisitos e demais informações podem ser obtidas no edital anexado abaixo e na Página da Seleção.

Texto: Nábila Corrêa