PRPPG disponibiliza ferramenta que detecta plágio em trabalhos acadêmicos

20/03/2024 - 17:07  •  Atualizado 20/03/2024 17:07
Texto: PRPPG     Edição: Thereza Marinho
Imagem mostra desenho em vetor de lupa sobre tablet e página web

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) está disponibilizando aos professores e pesquisadores da Ufes o acesso à ferramenta de verificação de similaridade de textos Turnitin Similarity, desenvolvido pela empresa Turnitin. Para que os usuários saibam como interpretar os relatórios de similaridade produzidos pela ferramenta e melhor utilizá-los, será realizado um treinamento on-line no dia 27 de março, das 10h às 11h30, por meio da plataforma Zoom.

Os interessados em participar devem acessar a plataforma por meio deste link, utilizando a senha 050497. Como a sala de treinamento possui um limite de acessos, assim que o limite for atingido será disponibilizado um link alternativo para assistir à transmissão ao vivo pelo YouTube. Esse link também será enviado para aqueles que não conseguirem acessar a sala em tempo real.

Plágio em potencial

O Turnitin Similarity é uma ferramenta que ajuda professores e pesquisadores a identificarem plágio em potencial, por meio da comparação do trabalho – seja um artigo, monografia, dissertação ou tese – com uma base de dados que possui 99,3 bilhões de páginas da internet atuais e arquivadas, 1,8 bilhão de trabalhos de estudantes e 89,4 milhões de publicações acadêmicas. O programa gera um relatório que aponta o percentual de similaridade de determinado texto em relação a essa base de dados, além de oferecer recursos para promover a compreensão da importância do trabalho original.

“É mais um importante serviço de apoio à pesquisa que a PRPPG disponibiliza à comunidade científica no que se refere à integridade da pesquisa. O Turnitin Similarity é uma das ferramentas mais poderosas no mundo, atualmente, para identificação de plágio em atividades de pesquisa. Com a disponibilização desta nova ferramenta, esperamos a melhoria da qualidade dos trabalhos científicos produzidos na Ufes, em seus diferentes níveis, colaborando cada vez mais com a política de integridade da pesquisa na Universidade”, afirma o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Valdemar Lacerda Jr.

Ele explica que, após o treinamento, cada usuário (docente) será cadastrado na plataforma e receberá um e-mail da Turnitin para ativar sua conta e cadastrar sua senha. Após a ativação, basta fazer login na plataforma para acessar a ferramenta.

Imagem: Freepik

Categorias relacionadas