Prorrogado o prazo de inscrição para o Programa Institucional de Iniciação Científica

22/05/2020 - 11:35  •  Atualizado 25/05/2020 12:06

As inscrições para o Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC) da Ufes foram prorrogadas até o dia 8 de junho. A ampliação do prazo está no Edital Piic 2020/2021, lançado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), e os formulários eletrônicos estão disponíveis no Sistema Acadêmico de Pesquisa e Pós-Graduação (SAPPG). A inscrição é feita pelo professor orientador da pesquisa, utilizando a senha única de acesso do Portal do Professor enviada pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). Alunos de quaisquer períodos podem se inscrever para o PIIC.

Nesta edição, em virtude da pandemia da COVID-19, o SAPPG foi programado para receber os subprojetos com ou sem a indicação imediata dos estudantes que desenvolverão a pesquisa. A data de inclusão dos nomes dos alunos nas propostas submetidas ao processo de seleção foi prorrogada para o dia 24 de junho. Já o resultado final será divulgado no dia 29 de junho.

Bolsistas e voluntários

Existem duas modalidades de participação no PIIC: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic). A diferença entre eles é que, no Pivic, os estudantes são voluntários, ou seja, não recebem bolsa. Já no Pibic, os alunos recebem uma bolsa mensal no valor de R$ 400.

Segundo o diretor de Pesquisa da PRPPG, Fábio Partelli, em função da pandemia, outros ajustes poderão ser realizados ao longo do processo de seleção.

Texto: Sueli de Freitas