Proposta de Plano de Contingência será encaminhada aos Centros de Ensino

22/05/2020 - 20:37  •  Atualizado 25/05/2020 19:25

A partir de segunda-feira, 25, a Administração Central da Ufes encaminhará aos Centros de Ensino a versão preliminar do Plano de Biossegurança e do Plano de Contingência, elaborados com o objetivo de traçar estratégias a serem implementadas durante o período de isolamento social e considerando um cenário pós-pandemia, com um retorno gradativo das atividades presenciais, mesmo que ainda não haja uma data prevista.

O reitor Paulo Vargas destaca que a proposta é envolver a comunidade acadêmica em busca de soluções. “Esperamos obter as contribuições dos Centros e, a partir de debates, também no nível dos departamentos, envolver docentes e técnicos, na expectativa de que possamos construir soluções de modo compartilhado. Desejamos que seja um processo colaborativo de construção de ideias para o funcionamento da Universidade. Nosso foco agora é pensar em soluções inovadoras, em como vamos lidar com essa crise que estamos passando”, afirma.

O Plano de Contingência foi elaborado por grupo de trabalho (GT) criado pela Administração Central da Ufes. Já o Plano de Biossegurança, que traz recomendações para a comunidade acadêmica visando mitigar os efeitos da COVID- 19 em seus membros e respectivos familiares, foi elaborado pelo Comitê Operativo de Emergência da Ufes (COE-Ufes).

Etapas

A coordenadora do GT e diretora do Centro de Educação, Cláudia Gontijo, elenca as etapas já encaminhadas: “Inicialmente, foi feito um esboço do Plano de Contingência. A partir desta primeira elaboração, fizemos um diálogo com os diretores de centro e os pró-reitores para dar continuidade aos trabalhos. Depois, aplicamos os questionários para os estudantes e professores a fim de apurar as condições atuais dos nossos docentes e dos nossos estudantes. É muito importante saber como as pessoas estão lidando com esse momento da pandemia e também saber sobre suas condições de acesso à internet e a tecnologias de informação. Estamos buscando dialogar com a comunidade”.

Ela explica que a versão do Plano de Contingência a ser encaminhada aos Centros de Ensino foi elaborada a partir das informações do Plano de Biossegurança e dos questionários já recebidos. “Nossa intenção é que haja a possibilidade de apresentação de sugestões para aprimorá-lo e, sobretudo, atender às realidades que nós temos na Ufes. As diferenças entre os campi, e até entre os Centros, são grandes, todos têm suas especificidades. Estamos elaborando um Plano preliminar, que será submetido à apreciação da comunidade”.

Em paralelo, até o dia 26 de março, está em andamento uma consulta com os servidores técnico-administrativos para traçar um diagnóstico sobre as condições de saúde e de trabalho, tanto para os que estão realizando atividades remotas, quanto para aqueles que continuam trabalhando presencialmente, como é o caso dos servidores do Hospital Universitário. O próximo passo será realizar uma enquete com os gestores.

O grupo de trabalho se reúne duas vezes por semana, de forma on-line, e é formado pelos pró-reitores Zenólia Figueiredo (de Graduação) e Neyval Reis Júnior (de Pesquisa e Pós-Graduação); pelos diretores de Centro de Ensino Cláudia Gontijo (Educação), Neuza Brunoro (Ciências Exatas, Naturais e da Saúde) e Rogério Faleiros (Ciências Jurídicas e Econômicas); e por um membro de cada entidade representativa da comunidade acadêmica: Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Sindicato dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes).

Texto: Thereza Marinho