Proposta de mudanças nos auxílios estudantis será encaminhada ao Conselho Universitário

15/08/2022 - 20:05  •  Atualizado 18/08/2022 15:35

A equipe da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) se reuniu nesta segunda-feira, 15, com representantes das entidades estudantis da Ufes para apresentar a proposta final do novo formato do Auxílio Unificado da Assistência Estudantil, recém-aprovada no Fórum de Assistência Estudantil, em 3 de agosto.

A apresentação retomou os antecedentes à proposta, exibindo as distorções identificadas no modelo atual pelos Grupos de Trabalho (GTs) GT-Auxílios estudantisGT-Ranqueamento, bem como as premissas do novo modelo, a proposta de transição do modelo atual para o novo e as melhorias esperadas com a adoção na nova concepção que teve como base a proposta encaminhada pelos GTs.

Diante do que foi discutido na reunião, uma nova proposta de resolução será apreciada pelo Conselho Universitário.

Dentre as principais mudanças sugeridas, está a integração dos auxílios, ou seja, a unificação dos auxílios moradia, transporte e material de consumo. Outra alteração é a apresentação, já nos editais de cadastro, da quantidade fixa de bolsas disponíveis. Todos os estudantes que forem deferidos, independentemente da quantidade de bolsas, serão contemplados com auxílios, inclusive com acesso à gratuidade no Restaurante Universitário (RU).

Confira outras alterações propostas:

Validade para o cadastro - A partir do ingresso, o cadastro no Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes-Ufes) terá validade de dois anos, podendo o estudante realizar novo cadastro após esse período.

Marcadores sociais - Utilização de indicadores que interferem na permanência do estudante, relativos a: fatores de comprometimento da renda (composição e faixa etária do grupo familiar, existência de doenças graves na família); gênero; raça/cor; local de moradia e distância do campus; necessidades específicas advindas da existência de alguma deficiência; e trajetória escolar. Em interlocução com a renda, esses marcadores serão utilizados para se chegar a uma pontuação no Proaes a fim de classificar os candidatos, tendo como critério elementos que interferem na permanência do aluno.

Pontuação no Proaes - A classificação dos estudantes será baseada principalmente na renda e poderá ser modificada por marcadores sociais. A pontuação irá variar de zero a mil, a depender da renda e dos marcadores. Quanto maior o valor da pontuação, melhor a classificação.

Melhorias

Segundo a Proaeci, a expectativa é que as mudanças propiciem melhorias para os estudantes assistidos e para a gestão dos auxílios, como maior autonomia do aluno, uma vez que, com a unificação dos recursos sem a vinculação específica (transporte, moradia, material didático), o estudante poderá melhor atender às suas necessidades de permanência.

Outros benefícios esperados são maior equidade na distribuição dos recursos, com priorização dos estudantes que possuem rendas menores; o fim da lista de espera, uma vez que todos os classificados serão atendidos por auxílios; e a qualificação do processo de análise, com melhor compreensão da realidade dos estudantes através da ampliação dos indicadores/marcadores sociais utilizados, permitindo ações mais efetivas do ponto de vista da permanência estudantil.

Para a Proaeci, as mudanças também permitirão maior transparência e governabilidade, uma vez que o novo modelo trará as quantidades de bolsas já em edital; oferta de auxílios com valores maiores do que os atuais; e maior institucionalização da assistência estudantil na Ufes, a partir de normatização dos auxílios por meio de resolução do Conselho Universitário.

Texto e foto: Superintendência de Comunicação da Ufes, com informações da Proaeci