Projetos da Ufes são contemplados com o Selo ODS Educação 2023

06/03/2024 - 11:24  •  Atualizado 07/03/2024 11:41

A Ufes recebeu na noite desta terça-feira, 5, o Selo ODS Educação 2023, que reconhece a contribuição da Universidade para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na área de educação. O reitor Paulo Vargas, a pró-reitora de Planejamento, Cristina Engel, e o secretário de Relações Internacionais da Ufes, Yuri Leite, representaram a Universidade na cerimônia de entrega do selo, que foi realizada na Escola Paulista da Magistratura (EPM), em São Paulo.

Na foto, da esquerda para a direita: Carina Giunco (representante do Selo Social); Paulo Vargas; Raul Borges (pró-reitor de Extensão Universitária e Cultura da Universidade Estadual Paulista - Unesp); Adriana Ferrari (representante do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2023); e Yuri Leite.

Dois projetos da Ufes foram contemplados com o selo: o Projeto Institucional Agenda 2030 e a Semana do Conhecimento 2023. “É um orgulho para a nossa universidade receber mais esta premiação, que distingue a qualidade do trabalho que vem sido realizado nos últimos anos pela nossa gestão”, disse o reitor. “Agradeço a toda a comunidade universitária e aos gestores, que têm se dedicado cotidianamente à nossa universidade e contribuem para que esses momentos aconteçam, destacando a seriedade do nosso trabalho”, completou.

Selo ODS Educação é um projeto do Programa Especial UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo, vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Instituto Selo Social, o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, a Roda das Minas e a equipe do FIB2030 - Felicidade Interna Bruta e Agenda 2030.

Além da Ufes, mais 22 universidades, três institutos federais e outras organizações ligadas à educação receberam o selo, totalizando 39 instituições certificadas em 2023.

Visibilidade

Na ocasião em que a Universidade foi comunicada sobre a certificação, Yuri Leite explicou a importância do Selo ODS Educação: “É uma oportunidade para a Ufes consolidar sua excelente reputação e ampliar a visibilidade aos nossos projetos de desenvolvimento sustentável, que passam a ser cadastrados na plataforma on-line do Instituto Selo ODS. Também significa a ampliação da capacidade de parcerias internacionais e do trabalho em rede”.

Ele disse ainda que, entre os critérios de avaliação da Ufes, destacam-se a promoção de atividades de discussão sobre os ODS na instituição e a contribuição do projeto para os 17 ODS, principalmente na melhoria do ODS 4 - Educação de qualidade.

Agenda 2030

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) é um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. Essa agenda se fundamenta em 17 objetivos a serem implementados por todas as partes interessadas, atuando em parceria colaborativa.

A participação no Selo ODS é on-line e gratuita e os participantes devem atender a critérios como cadastrar projetos na plataforma nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão, promover uma atividade ou espaços de discussão sobre os ODS na instituição, além de demonstrar a contribuição na melhoria do ODS 4 - Educação de qualidade. As inscrições para a edição 2024 já estão abertas e podem ser feitas aqui.

Texto: Thereza Marinho e Sueli de Freitas
Fotos: Alan Vignoli/Instituto Selo Social e Yuri Leite