Projeto Show de Química retoma atividades com apresentações no interior do ES

17/03/2023 - 12:05  •  Atualizado 20/03/2023 17:01

O projeto de extensão Show de Química inicia suas atividades de 2023 a partir desta segunda-feira, 20, com apresentações em escolas da rede pública estadual na região serrana do Espírito Santo. A primeira apresentação será na Escola Estadual Teofilo Paulino, em Domingos Martins, no dia 20. Nos dias seguintes até o dia 24, o show ocorrerá nas instituições Emilio Oscar Hulle, em Marechal Floriano (21); Afonso Cláudio, na cidade de mesmo nome (22); Fioravante Caliman, em Venda Nova dos Imigrantes (23); e Elisa Paiva, em Conceição do Castelo (24).

As apresentações serão transmitidas ao vivo pelo canal do projeto no Youtube. Coordenado por Honério Coutinho, professor do Departamento de Química da Ufes, o projeto conta atualmente com a participação de três estudantes dos cursos de Farmácia e Química da Universidade.

Segundo Coutinho, a expectativa é de um público de 1.500 participantes por apresentação. “Encantar e propiciar conteúdo científico para alunos e professores, aliado a explicações aos participantes relacionadas a importantes temas na atualidade como tecnologia, meio ambiente, bioeconomia e desenvolvimento sustentável, é fundamental para estimulá-los na carreira científica e tecnológica”, destaca o professor.

Oficinas

Além das apresentações, a equipe do projeto vai oferecer 40 oficinas com a participação de 100 alunos por escola, permitindo maior interação dos estudantes com o projeto.Também haverá uma oficina direcionada a um professor de Química e um estudante, com o objetivo de formar multiplicadores do conhecimento e da prática das aplicações da Química na atualidade.

“As oficinas proporcionam aos alunos e outros participantes a construção criativa do saber, e estimula a pesquisa e o pensamento crítico dos cidadãos, contribuindo para a melhoria da educação em ciências exatas e para a inclusão social”, afirma Honério Coutinho.

Divulgação científica

O projeto Show de Química completou 30 anos em 2022 e vem sendo realizado como um trabalho de divulgação científica na rede de ensino. Desde a sua criação, mais de 200 apresentações e dezenas de oficinas foram realizadas em escolas e eventos.

“Nosso objetivo é divulgar a Química de forma transversal a outras áreas e problemáticas sociais e ambientais, por meio da apresentação de oficinas e de shows relacionados à disciplina na rede básica de ensino, despertando o aspecto lúdico, experimental, científico, e uma visão crítica e sustentável”, explica o professor.

Mais informações sobre o Show de Química estão disponíveis no site http://www.showdequimica.com.br, no Instagram e no canal do YouTube do projeto.

Texto: Victor Thomé (bolsista em projeto de Comunicação)