Projeto realiza ação de educação em saúde bucal em comunidade indígena

07/10/2022 - 17:13  •  Atualizado 10/10/2022 19:23

Promover educação em saúde bucal para a população indígena da aldeia Caieiras Velha, no município de Aracruz. Esse foi o objetivo da ação realizada pela Liga Acadêmica de Saúde Bucal Coletiva do Espírito Santo (Lasbuc), projeto de extensão da Ufes organizado por professores e estudantes dos cursos de Odontologia das universidades e faculdades do Espírito Santo.

Durante a ação, duas escolas receberam as visitas dos participantes do projeto, que abordaram temas como cárie, dieta, nutrição, orientação e demonstração de cuidados em higiene bucal, por meio de teatro, demonstração em macromodelos e palestras em cartazes.

Os estudantes do curso de Odontologia da Ufes foram acompanhados por uma cirurgiã-dentista e uma auxiliar de saúde bucal do município, além da professora Alice Sarcinelli, do Departamento de Medicina Social do Centro de Ciências da Saúde (CCS). “O subsistema de saúde indígena é um exemplo do respeito às diferenças culturais no Sistema Único de Saúde (SUS). Oportunizar aos alunos essa vivência é um momento de sedimentação e prática daquilo que abordamos em sala de aula e parece tão distante da realidade deles. Os dois lados se beneficiam. Certamente sempre saímos de ações coletivas melhores do que chegamos”, enfatiza a professora.

Além das visitas às escolas, os estudantes puderam conhecer a Unidade Básica de Saúde (UBS) Indígena e como funcionam as atividades internas e externas, as limitações, os procedimentos realizados, as demandas e as visitas domiciliares.

“Foi um dia muito proveitoso e de muito conhecimento adquirido através da vivência na aldeia. Sou fascinado pelas políticas públicas de saúde e poder ter essa atividade na graduação, me senti privilegiado. Além disso, pude conhecer a estrutura da unidade de saúde indígena e tirar diversas dúvidas com a dentista”, relatou o aluno da Ufes Ghustavo Guimarães.

Sobre o Lasbuc

O Lasbuc tem por objetivo levar conhecimento sobre saúde bucal coletiva à população, além de aprofundar os conhecimentos específicos entre os acadêmicos dos cursos, englobando as diretrizes de ensino, pesquisa e extensão.

O Lasbuc visa também ao aprendizado baseado em evidências científicas de acordo com os princípios éticos, promovendo a integração ensino-serviço, sobretudo no setor público, além de inserir os estudantes na linha de cuidado e prevenção de doenças relacionadas ao complexo maxilomandibular, de modo a proporcionar a plena aprendizagem em ambiente multiprofissional.

Outras informações sobre atividades desenvolvidas pelo projeto podem ser conhecidas no perfil do projeto no Instagram.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes
Foto: Divulgação do projeto