Projeto Impactando Vidas realiza mutirão para o plantio de mudas Juçara neste domingo, 18

15/09/2022 - 18:41  •  Atualizado 19/09/2022 09:19

O projeto Impactando Vidas realizará neste domingo, 18, um mutirão infantil para o plantio de mudas de palmeira Juçara no entorno do campus da Ufes em Goiabeiras. A ação terá início às 9 horas e qualquer pessoa pode participar, desde que venha acompanhada de uma criança.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail impactandovidas@ufes.br. Os participantes se encontrarão em frente ao Teatro Universitário.

A coordenadora do projeto, Rosália Antunes, explica que mudas foram produzidas no viveiro do projeto Impactando Vidas por reeducandos do sistema prisional que trabalham no campus de Goiabeiras. Ela destaca que a intenção é plantar 70 mudas de Juçara, planta ameaçada de extinção e fundamental para projetos de reflorestamento por sua importância para a fauna: “A ideia é que cada muda seja plantada por duas crianças e, após o plantio, faremos um piquenique na área da lagoa”.

A realização do mutirão conta com o apoio dos centros de Ciências Exatas e de Artes da Ufes, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do movimento Plantio Brasil e do grupo Clube de Aventureiros.

Formação

O Impactando Vidas é um projeto de extensão registrado pelo CCE que se destina a detentos do sistema penitenciário em geral e reeducandos, a suas famílias e à comunidade externa, buscando um retorno efetivo do indivíduo à sociedade.

Antunes explica que, dentre as ações do projeto, os reeducandos recebem treinamento sobre serviços em jardins, hortas e viveiros. Atualmente, o projeto está firmando parcerias visando à produção de mudas para hortas urbanas, observando a preservação do meio ambiente e o reflorestamento.

O objetivo do Impactando Vidas, criado a partir do convênio da Ufes com a Secretaria de Justiça do Espírito Santo em março de 2017, é contribuir com a formação de indivíduos de forma permanente. Assim, o projeto busca oferecer treinamento em serviços como de jardinagem, pintura, manutenção de sistemas elétricos e hidráulicos, e soldagem. A capacitação também almeja fornecer aos acolhidos noções de informática e vivências em áreas culturais.

Além da Ufes, o projeto conta com a parceria do Governo do Estado do Espírito Santo, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e da Primeira Promotoria da Infância e Juventude de Vila Velha. O projeto também está aberto a novos parceiros, tal como instituições de ensino, governos estaduais, prefeituras e empresas privadas de todo o país.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail impactandovidas@ufes.br.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes