Projeto do Hucam-Ufes é finalista do 27º Concurso de Inovação no Setor Público

10/10/2023 - 16:32  •  Atualizado 11/10/2023 17:51

O aprimoramento da gestão de leitos representa um ganho para a prestação de serviços em saúde, aumentando a capacidade de internações mensais e reduzindo o tempo de quem espera. No Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes), uma iniciativa que visa otimizar o giro do leito é um dos finalistas da 27ª edição do Concurso de Inovação no Setor Público da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e foi apresentado nesta terça-feira, 10, para avaliação no concurso.

De acordo com a chefe do Setor de Hotelaria Hospitalar do Hucam, Jackeline Agrizzi, o objetivo do projeto é reduzir o tempo de preparo e reocupação do leito. “Utilizamos a metodologia lean six sigma para reduzir o setup [configuração] do leito por meio dos princípios de evitar desperdício, reduzir custos, aumentar produtividade e eficiência, e melhorar a qualidade e a satisfação do cliente por meio das etapas DMAIC [definição do problema, mensuração, análise, implementação de ações e controle do processo], para garantir que as melhorias sejam sustentadas a longo prazo”, explica.

A execução do projeto foi feita em etapas por meio da implantação da reserva do leito no sistema de Suporte e Gerenciamento Hospitalar (SSGH), da definição do profissional responsável pelo registro da transferência no sistema de internação (AGHU), do estabelecimento de uma central de maqueiros, da comunicação efetiva entre as encarregadas de limpeza hospitalar e o Núcleo Interno de Regulação, além da construção e implementação do processo de remoção intra-hospitalar de pacientes.

Após a implementação dessas ações, foi constatada a redução de tempo inicial em 56,46% no tempo total de preparo do leito para receber o próximo paciente. Além disso, o hospital está desenvolvendo uma central de hospitalidade para melhorar a comunicação e otimizar ainda mais o tempo de giro do leito e a humanização do atendimento ao paciente.

Para a chefe da Unidade de Regulação Assistencial do Hucam, Izabella de Oliveira, a sincronia do processo de trabalho e a comunicação entre os profissionais é primordial para garantir a eficiência operacional no giro do leito hospitalar. “O tempo de setup do leito bem executado e monitorado determina a agilidade no acesso do usuário ao recurso necessário, reduzindo tempo de espera na recepção ou leito de observação e atrasos para início do diagnóstico e terapêutica”, comenta.

Inovação em processos

O projeto “Otimização do giro de leitos como estratégia gerencial para aumentar a capacidade de internação hospitalar” está participando do concurso na categoria Inovação em processos organizacionais no Poder Executivo Federal, estadual e no Distrito Federal. Esta é a única iniciativa representante do Espírito Santo e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o Hucam no concurso. A avaliação final será realizada no dia 9 de novembro.

Segundo Izabella Oliveira, ”este trabalho poderá subsidiar outros hospitais universitários na implementação de práticas de otimização do leito, adequando a iniciativa à realidade institucional de cada um”.

Para Jackeline Agrizzi, otimizar processos e reduzir desperdícios com foco na qualidade e segurança do paciente é um desafio com fortes impactos positivos. “Ser finalista mostra que estamos no caminho certo, demostrando que é possível inovar no serviço público de acordo com as necessidades dos cidadãos, agregando eficiência e qualidade aos processos assistenciais”, destaca.

Texto e foto: Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh