Projeto de extensão realiza oficina de design de joias na Barra do Jucu, em Vila Velha

24/05/2023 - 15:58  •  Atualizado 25/05/2023 19:45

Visando o atendimento da comunidade da Barra do Jucu (Vila Velha) e demais interessados em aprender a criar joias e adornos, o projeto de extensão Design de Joias, vinculado ao Departamento de Gemologia da Ufes, vai desenvolver uma oficina criativa e participativa com o objetivo de resgatar o ofício de renda de bilros na região. A ação acontecerá entre os dias 26 e 29 de maio, em período integral (manhã, tarde e noite), na Barra do Jucu.

Serão três grupos de projetos: Design de Produtos, no qual serão criados novos produtos ou processos relacionando rendas com joias, como acessórios, souvenirs e artigos de decoração; Design Visual, no qual os participantes vão projetar embalagens e materiais de propaganda, incluindo design de interiores comercial, vitrines e elementos de sinalização; e Design de Comunicação, cuja proposta é a criação de estratégias de comunicação mercadológica para divulgar o negócio e os produtos criados.

O objetivo da oficina de criação é desenvolver um ambiente similar a um escritório de design de joias para oferecer às comunidades, especialmente aquelas que apresentam viés social, serviço de elaboração de projetos de produtos com potencial de contribuir para a melhoria da ocupação e renda dos beneficiários. A primeira comunidade beneficiada é a da Barra do Jucu, em Vila Velha, por meio do Coletivo Barra de Renda.

Seminários

A oficina será aberta por seminários de integração, abordando temáticas pertinentes à história e à cultura da Barra do Jucu, ao design como instrumento projetual e ao trabalho do ourives e da Gemologia. O intuito desse processo inicial é nivelar o conhecimento dos participantes e alinhar seus objetivos individuais à proposta do projeto.

A ideia da ação é resolver problemas de design de importância regional ou interesse social e cultural, promovendo um debate que permita identificar e distinguir os elementos representativos da cultura material e iconográfica da região, assim como suas particularidades. De acordo com o professor Marcos Spinassé, coordenador do projeto de extensão, as diversas alternativas propostas na oficina serão levadas para desenvolvimento e verificação de viabilidade produtiva a partir de experimentos feitos pelos extensionistas nos laboratórios do curso de Gemologia.

A oficina vai produzir várias alternativas de produtos que relacionam rendas com joias, visando agregar valor àquilo que o Coletivo Barra de Renda produz e melhorar a renda das rendeiras. “Os resultados das experiências laboratoriais serão regularmente dialogados com o Coletivo, até que se chegue a modelos ideais que poderão ser produzidos pelas rendeiras da Barra”, explica Spinassé.

Geração de renda

Desde setembro de 2022 o projeto de extensão Design de Joias busca pontos de conexão entre o universo do design e o setor joalheiro, visando a qualificação da população para geração de trabalho e renda e auferindo caráter de impacto e relevância social.

O projeto é direcionado tanto à comunidade universitária quanto ao público externo, incluindo empreendedores, artesãos e aprendizes. “Pretendemos beneficiar também demandas oriundas da iniciativa privada, do terceiro setor, de instituições e empreendimentos e, além destes, outros organismos, como o Sebrae”, ressalta Spinassé, referindo-se ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que atua como cooperador técnico da oficina.

Os extensionistas, estudantes do curso de graduação em Gemologia, atuam identificando as demandas (primeira fase), definindo os problemas (segunda fase) e implementando ações (terceira fase), de acordo com os recursos disponíveis. “A oficina criativa é um instrumento aplicado especialmente na terceira fase, na qual se geram alternativas de forma participativa”, conclui o coordenador.

Interessados em conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão podem enviar e-mail para designjoia@ufes.br

Texto: Adriana Damasceno
Fotos: Projeto de extensão Design de Joias