Projeto de extensão Educação para Mídia cria ação de combate a fake news sobre COVID-19

Em decorrência da disseminação de boatos e notícias falsas sobre medidas de saúde em relação à COVID-19, o projeto de extensão Educação para Mídia – Comunicaê iniciou uma ação para combater fake news relacionadas com a doença.

“A ideia vem em conjunto aos esforços da Ufes e de todas as universidades do Brasil como uma ação que tenta minimizar os impactos da pandemia”, diz a professora do Departamento de Comunicação Social da Ufes e coordenadora do projeto, Nazareth Pirola.

A ação tem como objetivos dar visibilidade às informações verdadeiras e precisas e denunciar as notícias falsas. A atividade consiste na pesquisa de informações confiáveis em sites e organizações que estão à frente do combate ao novo coronavírus e na seleção das fake news que contrariam as medidas sanitárias e de isolamento social. Após a seleção feita pelos participantes do grupo, o estudante de Publicidade Josué Nunes, bolsista do projeto, elabora o post ou replica as publicações de instituições nacionais e internacionais que desmentem a notícia falsa.

“A divulgação de boatos, sem embasamento científico, em um momento no qual estamos atravessando uma pandemia e vivendo um momento de extrema gravidade, deve ser combatida urgentemente”, afirma a pesquisadora do Observatório da Mídia e co-coordenadora do projeto Franciani Bernardes.

Efeitos

Josué Nunes destaca ainda que a propagação de desinformação causa efeitos que podem não ser perceptíveis, como mudanças de comportamento. Ele cita como exemplo uma notícia, desmentida pelo Comunicaê, de que beber água de 15 em 15 minutos imunizaria as pessoas do vírus. “As pessoas acabam levando menos a sério as ações preventivas e isso dificulta a sociedade como um todo a lidar com a pandemia, pois a ocasião exige uma ação conjunta”, avalia.

O Educação para Mídia é constituído pelos professores Nazareth Pirola (coordenadora), Franciani Bernardes e Edgard Rebouças (co-coordenadores); pelo bolsista Josué Nunes; e por alunos voluntários dos cursos de Publicidade e Propaganda, de Jornalismo e de Cinema e Audiovisual.

As postagens estão sendo divulgadas no Instagram @comunicae.educa e nos perfis facebook.com/grupocomunicae e twitter.com/comunicaeufes.

 

Texto: Mikaella Mozer (bolsista de Comunicação)
Edição: Lidia Neves e Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.