Projeto de extensão constrói moradia de interesse social em comunidade de Vitória

07/12/2020 - 18:45  •  Atualizado 09/12/2020 16:05

Tendo como pontapé inicial a recuperação de uma moradia precária localizada no bairro Consolação, em Vitória, professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da Ufes criaram o projeto de extensão WikiHouse, que envolve estudantes e egressos da Universidade e membros da comunidade externa. Iniciado em julho deste ano, o trabalho tem como objetivo sanar a situação de severa precariedade de moradia de pessoas que vivem em áreas de difícil acesso na capital, utilizando um sistema de construção que facilita a criação, a fabricação e a montagem em esquema de mutirão de casas de alto desempenho, personalizadas de acordo com as necessidades dos moradores.

A ideia do projeto surgiu após integrantes do Coletivo do Beco e do Fórum de Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes), que realizam ações de conscientização sobre a pandemia nas comunidades de Vitória, chamarem a atenção dos professores Clara Miranda e Augusto Alvarenga para a situação da residência de Manoel, um homem idoso que vivia em uma casa com menos de nove metros quadrados, construída com restos de madeira envelhecida, sem serviços de água, energia elétrica ou banheiro. Por não possuir documentos, inclusive certidão de nascimento, Manoel estava, ainda, impossibilitado de solicitar serviços como aluguel social ou auxílio emergencial.

“Devido à crise sanitária da COVID-19, na qual as boas condições socioambientais são fundamentais para a prevenção do contágio, a casa do senhor Manuel chamou a atenção desses jovens que, por meio do núcleo Br Cidades ES, trouxeram até nós a demanda de dar uma solução para a condição de vulnerabilidade daquele homem. A situação da residência estava colocando o morador em risco por causa da instabilidade da edificação”, lembra a professora Clara Miranda. Com a casa interditada pela Defesa Civil, Manoel foi acomodado em um asilo público até que a obra se concretize.

Solução

O projeto WikiHouse surgiu com o propósito de pensar uma solução para a casa de Manoel, algo que combinasse rapidez e custo acessível, já idealizando a possibilidade de replicação da ação para outras moradias em situação de precariedade. “Sugerimos uma adaptação do sistema WikiHouse, que tem um design de código aberto, de fácil e rápida montagem, passível de autoconstrução e não requer mão de obra qualificada”, explica Alvarenga.

As moradias fabricadas pelo projeto são de peças encaixáveis, não utilizando cimento, parafusos ou equipamentos elétricos nas construções. O revestimento e o telhado têm conforto térmico, pois são feitos de material reciclado a partir de embalagens tetrapak. A nova casa de Manoel contará com dois cômodos, cozinha integrada, banheiro e varanda.

Segundo o professor, para casos como o de Manoel, que exigem pequenos espaços (até 30 metros quadrados), o sistema pode ser uma das soluções possíveis, por ser pragmática e adaptável a diferentes tipos de terrenos. “Em áreas de morros, como é o caso, são mais leves para transportar do que alvenaria, por exemplo, que é a mais utilizada”, analisa.

Ampliação

Segundo dados levantados pelo grupo, há quase 110 mil domicílios classificados na qualidade de déficit habitacional no Espírito Santo. Só em Vitória, esse déficit atinge mais de seis mil famílias. Com o projeto, a equipe da Ufes pretende desenvolver a tecnologia para tornar duplicável o processo a fim de aplicá-lo em moradias de interesse social, ampliando as obras para outras comunidades.

Para arrecadar os recursos necessários, foi criada uma campanha de financiamento coletivo em parceria com o Br Cidades e o Coletivo Beco. Os interessados em ajudar podem entrar em contato com a professora Clara Miranda pelo e-mail claravix50@gmail.com.

Texto: Adriana Damasceno