Projeto de Comunicação registra modo de vida de comunidades germânicas

23/12/2014 - 10:24  •  Atualizado 24/12/2014 11:55
O Projeto de Extensão Elos - Doc. Etnográfico, desenvolvido pelo Departamento de Comunicação Social da Ufes, realiza desde 2013 um trabalho de produção audiovisual com as comunidades de origem germânica do Estado afastadas dos centros urbanos.

O projeto consiste em documentar e registrar, em vídeo, os modos de vida dessas pessoas, além de capacitar alunos da rede pública dessas regiões, por meio de oficinas de vídeo, para que realizem produções audiovisuais com o olhar desses povos sobre seu ambiente e sua cultura. “O objetivo é permitir, sobretudo, que os sujeitos da pesquisa sejam também seus protagonistas, gerando mais um elemento de descoberta dos modos de vida das populações de origem germânica no Espírito Santo”, destaca a professora e coordenadora do projeto, Manuela Santos Neves.

Por meio do Elos - Doc. Etnográfico, estudantes do curso de Comunicação Social vão a campo e põem em prática os ensinamentos adquiridos em sala de aula. Ao final da experiência, a comunidade receberá um equipamento de filmagem para que continuem a produzir trabalhos audiovisuais.

Na primeira etapa do projeto, a comunidade escolhida para participar das oficinas e da produção de vídeos foi Mata Fria, com cerca de 500 moradores, em sua maioria de origem pomerana, localizada no município de Afonso Cláudio.

Parceria

Vinculado ao Projeto Estudo Longitudinal de Saúde de Populações de Origem Germânica no Estado do Espírito Santo (Elos Saúde), o Elos – Doc. Etnográfico é uma parceria entre o Departamento de Comunicação Social e o Centro de Ciências da Saúde, com o apoio da Superintendência de Cultura e Comunicação. O projeto será finalizado em março de 2015, e o vídeo produzido será exibido na comunidade de Mata Fria em Afonso Cláudio, e no Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras.

Por Marina Amorim - texto e foto (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)