Projeto Botânica Itinerante é premiado em Semana de Inovação do município da Serra

06/12/2023 - 12:15  •  Atualizado 07/12/2023 12:42

O projeto Promovendo a conscientização botânica na Grande Vitória: Botânica Itinerante, desenvolvido pela equipe do Herbário Vies (Vitória - ES), do Departamento de Ciências Biológicas da Ufes, conquistou o primeiro lugar na categoria Inovação Educacional - Ensino Superior no concurso promovido durante a 1ª Semana Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, realizada pelo município da Serra. A premiação ocorreu no dia 30 de novembro.

O projeto prevê a realização de uma exposição utilizando vários materiais, desde plantas frescas até incrustadas em resina, e com metodologias diversas. “Ele surgiu da necessidade da divulgação da importância das plantas a um público amplo, levando informações do quanto a botânica está presente nas nossas vidas. A exposição busca potencializar o processo de ensino e aprendizagem, tornando o ensino de botânica atrativo e criativo, combatendo o analfabetismo botânico e promovendo a inclusão científica em comunidades que não possuem acesso à ciência”, explica a professora Valquíria Dutra, curadora da herbário e coordenadora do projeto.

Ela conta que a exposição já foi montada em diversos espaços, como praças, parques e escolas, em seis municípios da Grande Vitória, “levando o conhecimento para um público diverso, desde crianças a idosos, e desenvolvendo um dos pilares das universidades públicas que é a extensão universitária”.

Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), o Botânica Itinerante conta com a participação de técnicos, docentes e estudantes de graduação do curso de Ciências Biológicas. Escolas que tenham interesse em receber a exposição podem fazer o agendamento pelo e-mail herbariovies@gmail.com.

Na foto, o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia da Serra, Pedro Trindade; a professora Valquíria Dutra; e o prefeito de município, Sérgio Vidigal.

Acervo

O Herbário Vies foi criado em 1991 e atualmente possui um acervo de mais de 40 mil espécimes de fanerógamas, algas, fungos, licófitas e monilófitas. É um dos principais herbários do Espírito Santo, com importantes coleções das restingas do Estado.

Ele fica localizado no prédio do Setor de Botânica do Departamento de Ciências Biológicas, no campus de Goiabeiras.

Mais informações estão disponíveis no site do Herbário ou em seu perfil no Instagram.

Texto: Thereza Marinho, com informações e fotos da coordenação do projeto