Programa Residência Pedagógica seleciona bolsistas e docentes até 3 de outubro

21/09/2022 - 16:50  •  Atualizado 23/09/2022 16:07

Estão abertas, até 3 de outubro, as inscrições para 225 vagas de bolsista residente do Programa de Residência Pedagógica. O valor da bolsa será de R$ 400 e os interessados devem se inscrever por meio de formulário on-line. Para participar, o estudante deverá ter cursado no mínimo 50% do curso de licenciatura ou estar cursando a partir do 5º semestre, entre outros requisitos. Os estudantes selecionados desenvolverão atividades em escola-campo de educação básica da rede pública.

As oportunidades estão distribuídas entre os projetos participantes, havendo vagas para os seguintes cursos de licenciaturas: Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química, do campus de Alegre; Ciências Biológicas, Física, Língua Portuguesa, Artes Visuais, Educação Física, Química, Ciências Sociais, História, Música, Pedagogia e Matemática, do campus de Goiabeiras; e Matemática e Química, do campus de São Mateus.

O processo seletivo será composto de análise curricular, análise de vulnerabilidade socioeconômica e análise do Coeficiente de Rendimento (CR) do aluno. Estudantes que possuam vínculo empregatício poderão participar do Programa de Residência Pedagógica, desde que esse vínculo não seja com a Ufes nem com a escola-campo onde as atividades do projeto são realizadas.

Os beneficiários das modalidades de residência não poderão receber bolsa por período superior a 18 meses no mesmo programa, mesmo que venham a ingressar em subprojeto diferente.

Docente preceptor

Prosseguem também até 3 de outubro as inscrições para 45 vagas de docentes preceptores, recebidas por meio de formulário on-line. As oportunidades são para professores em efetivo exercício na escola-campo que receberá o Programa de Residência, que atuem em sala de aula na área ou na etapa correspondente ao curso que compõe o subprojeto. O auxílio bolsa preceptor será de R$ 765 e a seleção será feita por meio de análise curricular (Plataforma Capes).

O candidato deverá ter licenciatura em um dos componentes curriculares ou cursos que compõem o subprojeto interdisciplinar e experiência mínima de dois anos no magistério da educação básica nas redes públicas de ensino, entre outros requisitos.

Os docentes preceptores acompanharão e orientarão as atividades do residente na escola de educação básica, zelando pelo cumprimento do plano de atividades, além de outras funções. Os selecionados não poderão receber auxílio bolsa por período superior a 96 meses na mesma modalidade.

Mais informações sobre o processo seletivo do Programa de Residência Pedagógica estão disponíveis nos editais anexados abaixo.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes