Programa de Pós-Graduação em Física alcança conceito 5 em avaliação da Capes

27/12/2023 - 17:50  •  Atualizado 28/12/2023 18:49

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFis) subiu para o conceito 5 na Avaliação Quadrienal 2017-2020 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Inicialmente, o programa havia recebido conceito 4, mas o recurso interposto junto ao Conselho Superior da Capes foi deferido na última semana, elevando seu conceito. Outros cursos da Ufes já haviam tido a nota reajustada para cima na primeira reavaliação, realizada no ano passado.

"Este resultado veio consolidar o excelente trabalho realizado no PPGFIS. A elevação do conceito é um merecido reconhecimento pela sua contribuição na formação de recursos humanos de qualidade e produção científica reconhecida em nível internacional", afirma o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Valdemar Lacerda Jr.

O PPGFis oferece os cursos de mestrado e doutorado, já tendo formado 231 mestres e 107 doutores. Atualmente conta com 69 alunos regularmente matriculados, sendo 27 no mestrado e 42 no doutorado.

Avaliação

A avaliação dos cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado é realizada pela Capes uma vez a cada quatro anos. Ela gera notas que vão de 1 a 7, sendo que as notas 4 e 5 significam um desempenho “bom” e “muito bom”, respectivamente. A nota 5, especificamente, representa excelência nacional.

Os conceitos 6 e 7 da Capes indicam um desempenho equivalente a padrões internacionais de excelência. A Ufes tem três programas com nota 6: o PPG em Educação (PPGE), o PPG em Política Social e o PPG em Biotecnologia-Renorbio.

Texto: Sueli de Freitas