Programa de Pós-Graduação em Educação promove curso sobre Antonio Gramsci

28/04/2023 - 10:42  •  Atualizado 03/05/2023 11:52

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes (PPGE) promove, entre os dias 2 e 5 de maio, um curso intensivo sobre o filósofo Antonio Gramsci, ministrado por Angelo D'Orsi, professor da Universidade de Turim (Itália). O evento é gratuito e aberto ao público. Os interessados poderão acompanhar a transmissão ao vivo por meio do canal do YouTube do PPGE. Na quinta-feira, 4, a transmissão será pelas redes sociais da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes).

O curso pretende apresentar as compreensões de Gramsci sobre educação, história, comunicação, ciências sociais e temas como guerra, facismo, comunismo e democracia. Além das palestras temáticas, o evento também promoverá o lançamento do livro Gramsci: uma nova biografia, de autoria de D'Orsi. A obra é abrangente e traz aspectos intelectuais, políticos e humanos sobre a figura de Gramsci, tendo sido editada e publicada pela Expressão Popular, com financiamento do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).

O professor do Departamento de Educação, Política e Sociedade da Ufes, Rodrigo Molina, responsável por mediar essa parceria internacional, afirma que o curso é uma oportunidade de contribuir para os projetos de pesquisa e extensão, pois possibilitará formação para pesquisadores, estudantes e toda a comunidade capixaba. “Para além da formação da comunidade, o evento visa projetar a Ufes como uma instituição internacional, pois estamos fomentando diversos projetos com universidades italianas e a presença de Angelo D'Orsi em Vitória simboliza esse movimento da Ufes internacional”, declara Molina, que foi orientado por D'Orsi na Universidade de Turim, por meio do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), com financiamento da Coordenação para o Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Essa ação desenvolvida pelo PPGE é vinculada ao Programa Institucional de Internacionalização da Ufes (PrInt-Ufes) e à Capes, que fomenta a produção de eventos, conferências e pesquisas com a parceria de universidades estrangeiras.

Veja a programação do curso:

2/5 - Gramsci e Educação: hegemonia, instrução a cultura (campus de Goiabeiras - auditório do PPGE - 18h)

3/5 - Guerra e Gramsci: confrontos militares e culturais na Ucrânia (campus de Goiabeiras - auditório do PPGE - 18h)

4/5 -  Lançamento do livro Gramsci: uma nova biografia no debate Democracia operária, educação e hegemonia em Gramsci (campus de Goiabeiras - sede da Adufes - 18h)

5/5 - Gramsci no Cinema: exibição do filme Antonio Gramsci - os dias do cárcere (Cine Metrópolis - 13h30)

5/5 - Gramsci e Fascismo: revolta pequeno-burguesa ou revolução passiva? (campus de Goiabeiras - auditório do PPGE - 18h)

Texto: Ghenis Carlos Silva (bolsista de projeto de Comunicação)