Programa de Política Social promove palestra e curso sobre economia global

18/05/2023 - 16:59  •  Atualizado 19/05/2023 16:57

Dois eventos promovidos pelo programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da Ufes estão programados para acontecer neste mês de maio. Com parcerias internacionais da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) e da Lingnan University, de Hong Kong, as atividades fazem parte do Programa Institucional de Internacionalização da Ufes (PrInt) em colaboração com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A palestra Crise econômica em curso é a primeira na programação e acontecerá nesta sexta, 19, às 12 horas. A transmissão será via Zoom e, para acessá-la, é necessário entrar neste link.

Além dos professores Alejandro Baeza e Guilhermo Gigliani, da Unam, o evento contará com a participação de Paulo Nakatani, professor do Departamento de Economia da Ufes, e de Rosa Maria Marques, professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Sul global

Voltada aos estudantes de pós-graduação em Economia, o segundo evento será o curso Confrontando a tripla armadilha do sul global, que acontecerá nos dias 22 e 29 de maio e 5 de junho na sala 806 do ED-8, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), a partir das 14 horas. Ministrado pela professora Sit Tsui Jade Margaret, da Lingnan University, de Hong Kong, o curso terá carga horária total de dez horas. O tema abordado será a ótica do sul global (termo usado para se referir a países em desenvolvimento) em meio às mudanças econômicas dos últimos anos, além das transformações geopolíticas e sociais da China. Pessoas interessadas podem se inscrever até o dia 21 de maio através do e-mail selecaoppgps.ufes@gmail.com. O evento terá tradução simultânea.

A professora do PPGPS Maria Lúcia Garcia explica que essas ações fazem parte do programa de internacionalização do Capes-PrInt. “É uma atividade ofertada com pessoas ao redor do mundo. Essas ações trazem visibilidade para o programa e abordam diversos temas contemporâneos. O curso ofertado pela professora Tsui, parceira dentro da Capes, dará ênfase aos países 'subdesenvolvidos' e seus desafios recentes”, destaca.

Os participantes que tiverem o mínimo de 75% de frequência receberão certificado.

Texto: Ana Clara Andrade (bolsista de projeto de Comunicação)