Programa de extensão da Ufes realiza plantio de árvores em encosta do Hucam

25/09/2023 - 16:29  •  Atualizado 26/09/2023 17:00

O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) recebeu na última sexta-feira, 22 de setembro, as primeiras 50 mudas de árvores do Programa de Extensão Rede Plantio, da Ufes. A ação foi realizada em comemoração ao Dia da Árvore.

Exemplares de palmeiras, jenipapo, ingás, araçás, peitos-de-pombo, paus-ferro e dedaleiros estão sendo cuidadosamente plantados na encosta ao lado do Ambulatório Multirreferenciado 1, parte do complexo que integra o hospital. As mudas, trazidas de São Mateus, são de clima tropical e, à exceção da palmeira-solitária (Ptychosperma elegans, nativa da Austrália), tem origem no continente sul-americano.

"Entre as ações do programa de extensão, estamos levando mudas para áreas de órgãos públicos, como é o caso do hospital universitário", disse o pró-reitor de extensão da Ufes e coordenador do Rede Plantio, Renato Rodrigues Neto. Ele participou do plantio acompanhado de alunos de graduação e do técnico administrativo Luís Fernando Reisen, todos vinculados ao programa.

O chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar, Luiz Carlos Queiroga Junior, explicou que as árvores terão também a função de ajudar na estabilização da encosta, que fica sobre uma das áreas de estacionamento do Hucam e passa por erosão.

Hospital verde

A ação reforça a vocação ambiental do campus em que o Hucam está instalado, no bairro Santa Cecília, em Vitória. Além de ficar ao lado do Parque Municipal Barão de Monjardim e aos pés da Pedra dos Dois Olhos, a área verde do hospital abriga espécies frutíferas desde a sua fundação, quando o prédio principal era usado como local de tratamento de pacientes de tuberculose, há 80 anos.

"Este é apenas o início de uma ação de reflorestamento do terreno administrado pelo Hucam", afirma o gerente Administrativo do hospital, Cesar Augusto Oliveira.

Sobre o Rede Plantio

O programa de extensão visa formar uma rede de projetos que tenham atividades para a produção e plantio de mudas da Mata Atlântica. Ele é composto por diferentes ações, como a realização de oficinas de capacitação e intercâmbios entre projetos, entre outras atividades. O objetivo é promover o compartilhamento de experiências, conhecimentos e tecnologias entre os projetos participantes, visando o fortalecimento da rede de plantio de árvores realizado por iniciativas dentro da Ufes.

Uma das principais atividades do Rede Plantio é facilitar o diálogo e o fornecimento de dados dos plantios para a plataforma virtual que reúne informações para todo o estado.

Em junho deste ano, o programa efetuou o plantio de mudas de laranjeira, goiabeira e ameixeira-amarela no campus de Goiabeiras

Texto e foto: Unidade de Comunicação do Hucam-Ufes