Programa de cirurgia bariátrica do Hucam realiza ações educativas contra a obesidade

15/03/2022 - 17:37  •  Atualizado 16/03/2022 15:45

O Programa de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) está em seu 20º ano e, no mês mundial de campanha contra a obesidade, a equipe do hospital está nas ruas para promover a vida saudável. De acordo com o coordenador do programa no Hucam, o cirurgião Gustavo Peixoto, o sedentarismo forçado nesses dois anos de pandemia de covid-19 fez a população brasileira ganhar, em média, 6 quilos.

"A obesidade, que já era uma epidemia, ficou ainda mais agravada. Por outro lado, nosso hospital tem feito o papel dele e estamos nos preparando para retomar o número de cirurgias bariátricas que fazíamos antes da pandemia", explica Peixoto. A meta é fazer, aproximadamente, 200 procedimentos até o fim do ano.

No último sábado, dia 12, o time do projeto de extensão vinculado ao programa, que tem por objetivo o fortalecimento da linha de cuidado em obesidade no Sistema Único de Saúde (SUS), esteve no Parque da Pedra da Cebola, em Vitória, para informar o público sobre alimentação e outros hábitos para uma vida saudável, em ação feita em parceria com a Prefeitura de Vitória. Na semana anterior, a mesma equipe - composta por profissionais do Hucam-Ufes e estudantes de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição da Ufes - esteve no Parque Moscoso, também na capital.

O Dia Mundial da Obesidade é celebrado em 4 de março e, durante todo o mês, campanhas incentivam soluções práticas para ajudar as pessoas a alcançar e manter um peso saudável, realizar tratamento adequado e reverter a crise da obesidade.

Além das ações voltadas à população em geral, a proposta do projeto de extensão do Hucam-Ufes é capacitar profissionais de saúde da rede básica do SUS e estudantes nos cuidados em relação à pessoa com obesidade, contribuindo dessa forma para o fortalecimento e a ampliação da linha de cuidado no tratamento da pessoa com sobrepeso e obesidade. Neste ano, o Painel Brasileiro de Obesidade classificou a experiência das ações do projeto de extensão como uma das cinco melhores do país em relação ao controle e à prevenção da obesidade.

A cirurgia

A cirurgia bariátrica é apenas uma das etapas do processo de perda de peso. O Hucam-Ufes dispõe da equipe multiprofissional mais completa do Espírito Santo para o tratamento, com cirurgião, nutricionista, assistente social, endocrinologista e psicólogo. O hospital universitário oferece atendimento 100% coberto pelo SUS, o que inclui o preparo antes da cirurgia, o procedimento e o pós-operatório com a cirurgia plástica. Além disso, é o único hospital da rede pública no estado que realiza cirurgias bariátricas por meio de videolaparoscopia, método capaz de acelerar a recuperação do paciente e causar menos dor.

A indicação para a cirurgia bariátrica ocorre nos casos de obesidade severa (quando o índice de massa corporal - IMC - está acima de 40 quilos por metro quadrado) ou obesidade grau 2  (IMC entre 35 e 39,9 quilos por metro quadrado) em que o paciente apresenta comorbidades.

Mais informações sobre o programa podem ser acessadas em www.bariatricahucam.ufes.br.

Texto: Unidade de Comunicação do Hucam-Ufes