Programa Ciência Ufes relembra trajetória da Universidade e ouve gestores sobre legado para o futuro da Instituição

03/05/2024 - 16:16  •  Atualizado 04/05/2024 00:08
Texto: Hélio Marchioni     Edição: Thereza Marinho
Logomarca do programa Ciência Ufes. A silhueta do perfil de uma cabeça em azul e, dentro da imagem, miniaturas que simbolizam várias áreas do conhecimento

No dia 5 de maio, a Ufes celebra 70 anos de vida. Nesta trajetória, mais de 65 mil profissionais foram diplomados em seus cursos de graduação, e atualmente mais de 20 mil pessoas buscam uma formação acadêmica nos cursos de graduação e pós-graduação (presencial e a distância) ofertados pela Instituição.

Para falar um pouco sobre este legado, o programa Ciência Ufes, da rádio Universitária, veiculou nesta sexta-feira, 3, uma edição especial, na qual ouve o reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, a vice-reitora, Sonia Lopes, pró-reitoras e pró-reitores sobre a contribuição da Universidade para o desenvolvimento regional e nacional. Além disso, os gestores também falaram sobre como cada unidade pode atuar hoje para que a Ufes avance ainda mais nos próximos 70 anos.

O reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, disse que pretende dar seguimento a tudo que foi construído nesses 70 anos. “Nós temos muito o que comemorar. Apesar de todos os contratempos que vivemos, nós seguimos firmes, porque somos resilientes, responsáveis e seguimos juntos. É com essa proposta que vamos planejar a Ufes para os próximos 70 anos”, afirmou.

Ouça o programa Ciência Ufes Especial 70 anos no site da rádio Universitária ou no Spotify.

Novos tempos

Já a vice-reitora, Sonia Lopes, enfatizou que a Ufes tem uma enorme contribuição para a sociedade capixaba e para o Brasil. “Ao longo dos anos, a Universidade se transformou, e hoje deve ser pensada para atender populações que antes não estavam aqui e que agora fazem parte da nossa comunidade. Devemos pensar a Universidade para esses novos tempos. A democracia, a cidadania e os direitos humanos é que devem marcar a nossa contribuição”, afirmou a vice-reitora.

Também participaram do programa a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Cristina Engel; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Josiana Binda; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Valdemar Lacerda; e o pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assistência Estudantil, Antônio Carlos Moraes.

Além das entrevistas, o jornalista da Ufes Hélio Marchioni, que apresenta o programa, traçou uma linha do tempo, enumerando os principais fatos que marcaram a história da Ufes desde a sua fundação, em 1954.

O programa Ciência Ufes Especial - 70 anos é parte da extensa programação em homenagem aos 70 anos da Ufes, que vai acontecer nos quatro campi da Universidade durante todo o ano de 2024. A programação das atividades será divulgada no portal da Ufes na internet e no perfil @ufesoficial nas redes sociais.

Categorias relacionadas