Professores têm até o dia 11 para apresentar propostas para Pibid e Residência Pedagógica

03/02/2020 - 11:47  •  Atualizado 03/02/2020 13:27
Compartilhe

Professores efetivos de cursos de licenciatura da Ufes poderão apresentar, até 11 de fevereiro, propostas para atuarem como coordenadores de área nos núcleos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) ou como orientadores nos núcleos do Programa de Residência Pedagógica. Os docentes selecionados receberão bolsa no valor de R$ 1.400, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Os interessados deverão abrir, em seu departamento de lotação, processo com toda a documentação exigida, o qual deverá ser tramitado para a Diretoria de Apoio Acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Para participar dos processos seletivos, entre outros requisitos, os docentes devem estar vinculados a cursos, presenciais ou a distância, com habilitação para os componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Física, Química, Biologia e Alfabetização (áreas prioritárias dos programas); ou Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Geografia, História, Informática, Sociologia, Filosofia, assim como as licenciaturas Intercultural Indígena, Educação do Campo e Pedagogia (áreas gerais).  

Os selecionados para coordenadores de área do Pibid-Ufes serão responsáveis pelo planejamento e pela execução das atividades de iniciação à docência em sua área de atuação acadêmica, acompanhamento, orientação e avaliação dos estudantes de licenciatura, além de articulação com as escolas públicas parceiras.

Já os orientadores do Programa de Residência Pedagógica da Universidade serão responsáveis por planejar e orientar as atividades dos estudantes de seu núcleo de residência, estabelecendo a relação entre teoria e prática.

Mais informações podem ser obtidas nos editais anexados abaixo e pelos contatos (27) 4009 -7871 ou daa.prograd@ufes.br.

 

Texto: Nábila Corrêa
Edição: Thereza Marinho