O Ministério da Educação (MEC) realizará em fevereiro, no Espírito Santo, uma solenidade para entrega da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) para professores da rede pública - do ensino básico ao superior - do estado. Todos os professores da Ufes em exercício estão convidados a participar do evento (em data a ser confirmada pelo gabinete do ministro) e receber sua carteira em formato físico.
Para que a carteira seja emitida, é necessário preencher um formulário cujo link foi enviado por e-mail para todo o corpo docente da Universidade. O prazo para o preenchimento vai até às 16 horas desta quinta-feira, 29 de janeiro. No formulário, serão solicitadas informações como CPF e dados de contato; duas fotos (uma para a carteira e outra junto ao documento de identificação); e termo de ciência para utilização dos dados, assinado via gov.br ou fisicamente pelo professor, com a assinatura de duas testemunhas, em formato PDF. O prazo, estabelecido pelo MEC, visa garantir a confecção e a entrega da versão física da CNDB durante o evento.
Professores que já tenham emitido a versão digital da CNDB por meio do site do programa Mais Professores para o Brasil também devem preencher alguns dados adicionais no formulário para a emissão da versão física.
Caravana
A solenidade para entrega da CNDB integra a Caravana da Carteira Nacional Docente do Brasil, uma iniciativa do MEC que está percorrendo os estados brasileiros desde o final de 2025 para realizar a entrega física do novo documento oficial de identificação dos professores.
A CNDB facilita o acesso a benefícios exclusivos para educadores das redes pública e privada, em todos os níveis e etapas da educação. Com ela, professores podem ter acesso a vantagens como descontos em eventos culturais em cinemas, teatros e shows, além dos benefícios do programa Mais Professores para o Brasil, como ferramentas de trabalho, cartões de crédito com condições diferenciadas, descontos em hotéis e outras parcerias em negociação pelo MEC. A carteira possui status de documento oficial e tem validade de dez anos.
Imagem: MEC
Universidade Federal do Espírito Santo