Professores e comunidade se unem em Alegre para produção e doação de máscaras

O uso de máscaras de proteção é apontado por especialistas como uma das principais recomendações para frear a dispersão do coronavírus. Porém, com a escassez do produto no país, um grupo de professores do campus de Alegre, em parceria com outras entidades e com voluntários no município, começaram a produzir máscaras para serem distribuídas na comunidade.

O projeto Máscaras solidárias começou em 4 de abril e, até o momento, já foram produzidas cerca de mil unidades. As máscaras são feitas com tecidos recomendados pelo Ministério da Saúde - tricoline, algodão ou TNT. A ação beneficia, primordialmente, a população carente de Alegre cadastrada nos programas de assistência social do município. Uma das entregas também foi realizada na Associação Luiz de Marilac, que abriga 33 idosos.

A iniciativa é das professoras Adriana Madeira, do Departamento de Biologia, e Juliana Severi, do Departamento de Farmácia, e será registrada como projeto de extensão. Porém, outros docentes participam da ação, além de voluntários como lojistas, servidores públicos e estudantes. A coordenação ressalta que a interação entre Universidade e comunidade possibilita a adoção de medidas coordenadas que produzem resultados ainda mais significativos dos trabalhos que já estão sendo desenvolvidos de combate à pandemia.

As professoras também destacam que, para que a produção de máscaras continue, é necessária a doação de materiais, a qual pode ser realizada nas drogarias Central ou Dose Certa, ambas em Alegre. Quem quiser contribuir financeiramente, pode transferir por meio do aplicativo Picpay para @mariana.duran.cordeiro. As ações também estão sendo divulgadas no Instagram e no Facebook do projeto.

 

Texto: Vinícius Fontana
Foto: divulgação @mascarassolidariasde
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.