Professores do curso de Direito lançam livro digital com coletânea de artigos sobre Direito Civil

01/10/2020 - 16:22  •  Atualizado 02/10/2020 19:49

Em tempos de ensino remoto, que exigem mais autonomia dos alunos em seus estudos, acaba de ser lançado o livro Introdução ao Direito Civil: personalidade civil e sua tutela, no formato e-book, organizado pelos professores Gilberto Fachetti e Francisco Lima Neto, da Ufes, e Henrique Herkenhoff, da Universidade de Vila Velha (UVV). Trata-se de uma coletânea de artigos produzidos por estudantes de graduação e de pós-graduação em Direito das duas instituições de ensino, objetivando estimular a pesquisa entre os autores dos capítulos e facilitar os estudos iniciais, especialmente na área de Teoria Geral do Direito Civil.

“O material oferece elementos fundamentais para uma visão inicial da disciplina e contribui para auxiliar os estudos posteriores mais aprofundados”, ressalta Francisco Lima Neto, professor do Departamento de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito Processual (PPGDir) da Ufes.

Segundo ele, a pesquisa e a redação de todos os capítulos escritos pelos estudantes foram orientadas, supervisionadas e revisadas pelos organizadores. “Esse planejamento possibilitou a abordagem e o desenvolvimento de vários temas, estimulando a pesquisa, de modo que os participantes do projeto acadêmico pudessem descobrir seu perfil de pesquisador e de escritor do Direito”, acrescenta o professor, que também é procurador federal.

Com o mesmo conceito editorial de livros digitais, também foram lançados, recentemente, o livro Primeiras Linhas de Direito de Família, de Lima Neto, Herkenhoff e José Eduardo Dias, da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI). A outra obra é Primeiras Linhas de Direito das Coisas – Aspectos Materiais e Processuais, de Lima Neto, Herkenhoff e Fachetti. “A nossa expectativa é de que todos esses trabalhos possam contribuir com a formação daqueles que estão iniciando suas trajetórias acadêmicas no campo do Direito, sobretudo nesse período de ensino remoto”, destaca Lima Neto.

Todos os livros estão disponíveis na plataforma digital Amazon ao custo simbólico de R$ 2.

Texto: Luiz Vital