Professoras criam canal para auxiliar fisioterapeutas na assistência a pacientes com COVID

17/04/2020 - 13:15  •  Atualizado 29/06/2020 17:07

Auxiliar na capacitação e na atualização científica dos fisioterapeutas que atuam no Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes) e em outros hospitais é um dos objetivos do suporte científico sobre assistência fisioterapêutica a pacientes com COVID-19, criado por um grupo de professoras do Departamento de Fisioterapia da Ufes.

O suporte, que será realizado por meio de teleconsultorias em um grupo de WhatsApp, pretende ajudar a prática clínica dos profissionais que estão trabalhando nos hospitais, suprindo as necessidades do serviço de Fisioterapia no enfrentamento do coronavírus no ambiente hospitalar.

“Conforme a procura, a equipe realizará buscas por evidências científicas atualizadas para responder aos questionamentos e às demandas dos profissionais. O trabalho será centrado em trocas de informações e orientações científicas, na tradução de artigos científicos, indicação de cursos de atualização para fisioterapeutas e leituras que possam ser de interesse para os profissionais”, explica uma das coordenadoras do projeto, a professora Verônica Wittmer.

Ela explica, ainda, que o suporte teórico facilitará também a atualização científica dos fisioterapeutas vinculados aos hospitais, contribuirá para a melhora da qualidade da assistência prestada, ampliará o acesso dos fisioterapeutas de outros hospitais à informação e atualização referente à atuação fisioterapêutica em paciente com COVID-19, e contribuirá para a recuperação dos pacientes, além de reduzir os efeitos deletérios do imobilismo durante o período de convalescência.

“No atual momento, muitos profissionais de saúde estão expostos, trabalhando na linha de frente de atendimento a pacientes com o coronavírus. Exposição essa que gera grande ansiedade e desgaste físico. Por se tratar de uma doença nova, a abordagem fisioterapêutica desses doentes não está totalmente estabelecida e está passando por constantes atualizações, o que gera mais insegurança nos profissionais de saúde que lidam diretamente com a doença. Assim sendo, acreditamos que um suporte científico de forma objetiva e acessível será de grande importância para esses profissionais”, enfatiza Verônica Wittmer.

Práticas clínicas

As práticas clínicas que serão atendidas pelas professoras por meio do suporte teórico são aquelas que fazem parte da competência do fisioterapeuta no ambiente hospitalar. Dentre elas, estão a assistência ao paciente internado na enfermaria, a aplicação de técnicas e recursos relacionados à manutenção da permeabilidade de vias aéreas, a realização de procedimentos relacionados à via aérea artificial, a participação no processo de instituição e gerenciamento da ventilação mecânica, incluindo a extubação, implementação do suporte ventilatório não invasivo e oxigenoterapia, além da mobilização do doente crítico.

Além disso, o grupo está elaborando uma cartilha que possui orientações para paciente internados com suspeita ou diagnóstico da COVID-19. Por meio do material, que contém vários exemplos de exercícios de Fisioterapia, os pacientes poderão realizar por conta própria as atividades propostas pelo grupo, minimizando os efeitos negativos da mobilidade reduzida devido à internação hospitalar.

A professora explica que, com a cartilha, os fisioterapeutas poderão reduzir o contato com o paciente, diminuindo também o risco de sua contaminação, sendo necessário apenas um momento para explicação dos exercícios contidos no material ilustrativo.

Além da professora Verônica Wittmer, fazem parte do projeto as professoras Flávia Paro, Marcela Moulim e Halina Duarte, e a estudante voluntária Raiany Guimarães. O contato com os fisioterapeutas do Hucam-Ufes tem sido realizado por meio de um grupo de WhatsApp, do qual participam fisioterapeutas do hospital e as professoras envolvidas no projeto. Entretanto, qualquer profissional de saúde de outros hospitais ou serviços que tenha interesse nas atividades científicas que estão sendo realizadas pode entrar em contato através do e-mail ve_lourenco@yahoo.com.br.para obter outras informações.

Texto: Jorge Medina