Professora da Ufes participa de evento da OPAS e da OMS sobre Enfermagem no combate à covid-19

10/05/2021 - 11:36  •  Atualizado 01/11/2022 09:19

Em comemoração ao Dia Internacional do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio, e considerando a importante participação desses profissionais no enfrentamento da covid-19 em todo o mundo, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) realizam nesta terça-feira, 11, uma webinar com o tema A necessidade de investir em enfermagem: lições aprendidas com a pandemia. O público interessado pode se inscrever para participar do evento (clique aqui), que contará com uma palestra da professora do Departamento de Enfermagem da Ufes Ethel Maciel.

Segundo a organização da webinar, para valorizar o papel essencial que os trabalhadores da saúde têm desempenhado na resposta à pandemia de covid-19, a Organização Mundial da Saúde designou o ano de 2021 como o Ano Internacional dos Trabalhadores e Cuidadores da Saúde. Nas Américas, a Enfermagem possui cerca de 9 milhões de profissionais, que representam mais de 56% da força de trabalho em saúde.

Programação

A webinar, com tradução simultânea em espanhol, inglês e português, terá início às 11 horas. Da sessão de abertura participarão o diretor do Departamento de Serviços de Saúde da OPAS/OMS, James Fitzgerald, e a diretora do Corpo de Comissionados dos Estados Unidos, Susan Orsega.

Confira o restante da programação:

11h30 – Palestra Mobilidade de profissionais de saúde durante a pandemia

• Oscar Ocho, diretor/professor titular da Escola de Enfermagem da University of West Indies, Centro Colaborador para Enfermagem da OPAS, Trinidad e Tobago.

11h45 – Palestra Funções dos profissionais de saúde na vacinação contra covid-19

• Ethel Maciel, professora titular do Departamento de Enfermagem da Ufes, Brasil
  • Ana María San Martin Venegas, diretora de Enfermagem do Ministério da Saúde, Chile
  • Gloria Lucia Arango Bayer, professora associada da Faculdade de Enfermagem da Universidade Nacional da Colômbia

12h30 a 13h

• Apresentação do Infográfico sobre a Situação da Enfermagem na Região das Américas

• Lançamento da publicação Contribuições dos Profissionais de Enfermagem e Obstetrícia para a Saúde da Mulher - Relatos da Região das Américas

• Apresentação de vídeo do Centro de Colaborador para Enfermagem da Universidade de Illinois em Chicago

• Palavras de encerramento

Texto: Sueli de Freitas

Matéria atualizada em 10/05/21, às 15h23.