Professora da Ufes ministra ciclo de aulas sobre direito brasileiro em Milão

25/05/2022 - 10:41  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

O direito brasileiro foi tema de um ciclo de aulas realizado em maio na universidade italiana de Milão-Bicocca. As aulas foram ministradas por Margareth Zaganelli, professora do Departamento de Direito da Ufes.

No evento destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, foram realizadas três exposições de aproximadamente duas horas cada, abordando os seguintes temas: violência doméstica, sob o prisma de violência contra a mulher e as medidas protetivas de emergência; lei de proteção de dados e impactos relativos à saúde; e crimes contra a administração pública. O ciclo de palestras foi presencial, com transmissão on-line.

A professora Margareth Zaganelli lembrou que a parceria com a Universidade de Milão-Bicocca surgiu em 2014, quando ela foi recebida como professora visitante na instituição. “Essa parceria é de fundamental importância para a internacionalização dos cursos de direito e mestrado em gestão pública da Ufes”, ressaltou.

O evento fez parte do projeto de colaboração internacional Erasmus + Jean Monnet, cofinanciado pela União Europeia. Lançado em 2019, o projeto possui dentre suas atribuições mais importantes a promoção de seminários, cursos e publicações. Para este ano, ainda está programado o lançamento de um livro com pesquisadores de diversas universidades brasileiras e italianas, dentro do marco da iniciativa.

Texto: Vinícius Fontana
Foto: acervo da professora