Professora da Ufes lança livro nesta sexta, 30, sobre experiência da mulher cientista durante a pandemia

29/09/2022 - 16:51  •  Atualizado 29/09/2022 17:05
Compartilhe

Ethel Maciel, professora do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes, lança nesta sexta-feira, 30, o livro Mulher na ciência: lutar e existir em tempos de pandemia. O lançamento será realizado às 19 horas, na sede da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), no campus de Goiabeiras. 

Pós-doutora em epidemiologia, a pesquisadora relata no livro a experiência de ser mulher e cientista durante a pandemia de covid-19, num contexto de negacionismo da ciência e da vida. Mulher na ciência apresenta textos inéditos produzidos entre fevereiro de 2020 (início da pandemia no país) e dezembro de 2021 e uma coletânea de artigos publicados no jornal A Gazeta, além de falar sobre a participação da professora no Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19, do Ministério da Saúde (MS). 

O livro traz ainda escritos exclusivos de outros autores sobre políticas públicas para o combate ao novo coronavírus. O livro contém ainda um QR Code com vários documentos, atas do Ministério da Saúde, as primeiras manifestações dos ministérios públicos Federal (MPF) e Estadual (MPE). 

“A ideia do livro é expressar essa luta que nós, mulheres, temos que enfrentar todos os dias pelo nosso espaço. Isso acontece em todas as áreas, e na ciência não é diferente, pois é um espaço muito masculino e inóspito para mulheres, bastante competitivo. Reflito também sobre esse tempo pandêmico, as nossas dores comuns, nossos medos, a vivência da morte. Ao olhar por meio das minhas lentes como foi a experiência de viver a maior pandemia dos últimos cem anos, em um contexto de adversidade, incerteza e tensões próprias da crise sanitária e externas a ela, narro a trajetória de uma mulher cientista que viveu esse período. Falo sobre tudo isso, mas termino com uma mensagem otimista”, ressalta Maciel.

 


Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes