Professora da Ufes integra grupo que definirá regras nacionais de vacinação da COVID-19

A professora Ethel Maciel, do Departamento de Enfermagem da Ufes, foi convidada a compor o grupo de trabalho Situação Epidemiológica da COVID-19 e definição da população-alvo para vacinação. O grupo faz parte de um comitê criado pelo Ministério da Saúde (MS) que coordenará a distribuição da vacina contra o coronavírus, quando essa estiver disponível. Além da professora Ethel, participam da equipe dois pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e um da Universidade Federal do Ceará (UFCE).

O grupo foi estruturado pela Agência de Vigilância Sanitária do MS e será responsável pelo planejamento da vacinação contra o coronavírus e pela definição de grupos prioritários e das etapas da vacinação. Será responsável, também, por criar estratégias do público-alvo para vacinação e avaliar antecedentes e situações epidemiológicas. Ao todo, o comitê é composto por dez grupos.

A professora Ethel Maciel, que é pós-doutora em Epidemiologia pela universidade norte-americana Johns Hopkins, é a única pesquisadora do Espírito Santo a participar desse trabalho, indicada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

“Foi uma honra ser indicada pela Abrasco, uma associação que congrega todos os epidemiologistas do Brasil. São muitos os epidemiologistas no país, e ter sido convidada, dentre vários profissionais, para contribuir cientificamente para a nossa sociedade foi muito gratificante. É o reconhecimento de um trabalho sério e comprometido com a ciência. Fiquei muito feliz com a notícia e com a oportunidade de poder contribuir nacionalmente nas estratégias para a imunização da população brasileira contra o novo coronavírus”, enfatiza a pesquisadora.

Início do trabalho

O grupo de trabalho Situação Epidemiológica da COVID-19 e definição da população-alvo para vacinação já tem a primeira reunião marcada. Será nesta terça-feira, 3 de novembro, em um encontro virtual. Além dos quatro pesquisadores, o grupo é composto por mais dez técnicos especialistas do Departamento de Doenças Transmissíveis e Imunização do MS.

Os trabalhos ficarão subordinados à Secretaria de Vigilância em Saúde do MS, órgão que tem, dentre suas ações, o Programa Nacional de Imunização, responsável por todas as vacinas que são distribuídas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A da COVID-19, quando estiver disponível, integrará o programa.

 

Texto: Jorge Medina
Edição: Camila Fregona e Lidia Neves
Foto: Hélio Filho/Secom (Ethel Maciel durante reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública,
 do Governo do ES)

Categoria: 
Destaque
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 9 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.