Professor de universidade espanhola ministra disciplina e palestras sobre Políticas de Educação

03/03/2023 - 15:44  •  Atualizado 07/03/2023 15:39

O professor Mauro Carlos Moschetti, da Universidade Aberta de Barcelona, ministrará duas palestras e ofertará uma disciplina optativa no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Ufes sobre políticas de educação em uma perspectiva internacional. Os eventos abrem o ano de comemorações do aniversário de 45 anos do PPGE, a serem completados em fevereiro de 2024.

A disciplina Temas actuales de política educativa en perspectiva comparada e internacional (Temas atuais de política educativa em perspectiva comparada e internacional) será ministrada neste mês de março, às terças-feiras (dias 7, 14, 21 e 28), das 18 às 22 horas, no auditório do PPGE (campus de Goiabeiras), e valerá 1 crédito.

Os estudantes do PPGE e de outros programas de pós-graduação que tiverem interesse em se matricular devem enviar um e-mail até segunda-feira, 6, para ppgeufes@yahoo.com.br. Confira o programa da disciplina.

Palestras

Já as palestras do evento Política de Internacionalização acontecem na segunda quinzena de março, são abertas ao público e serão realizadas presencialmente no auditório do PPGE-Ufes. No dia 16, às 19 horas, será abordado o tema O ethos da privatização em contextos pós-coloniais: Estado, educação e atores privados. Já no dia 20, às 9h30, o debate será sobre Novas formas de prestação de contas em educação: desenhos participativos e accountabilities. Não é necessário fazer inscrição, e haverá certificados para os participantes.

Segundo o coordenador do PPGE, Wagner dos Santos, a accountability na educação é um dos conceitos-chave das discussões sobre políticas educacionais que vêm sendo tratados na parceria entre o PPGE-Ufes e a Universidade de Barcelona. “Uma reforma educacional que tem como perspectiva a responsabilização dos resultados, sobretudo dos professores que estão na ponta, cria uma distorção das próprias políticas, com seu esvaziamento. Os estudos mostram a importância de se estudar a política educacional num contexto mais amplo, sobretudo na perspectiva da gestão federativa, estadual e municipal, e suas correlações com as dimensões internacionais”, detalha.

A visita do professor Moschetti ao Brasil foi viabilizada pelo Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes-PrInt). “Estudamos as reformas educacionais no mundo e, especificamente, os impactos e a influência das reformas europeias na educação brasileira, tanto a básica (infantil e fundamental e ensino médio) quanto a superior”, detalha Santos.

Texto: Lidia Neves