Professor da Universidade de Columbia realiza palestra na Ufes nesta segunda, 25

21/03/2024 - 18:52  •  Atualizado 22/03/2024 10:20
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Cartaz de divulgação do evento, fundo azul escuro, texto com letras brancas à esquerda e foto do professor Daniel Friedrich dentro de um círculo à direita

O Centro de Educação promove, na segunda-feira, 25, uma palestra sobre Agenciamentos de Cultura Pop e Currículo, a ser proferida pelo professor e pesquisador argentino Daniel Friedrich, da Universidade de Columbia, em Nova York. O evento acontece no auditório do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), a partir das 9h30, e marca o início do semestre letivo 2024/1 no Centro.

Segundo a professora Sandra Kretli, coordenadora adjunta do PPGE, a palestra é dirigida a “alunos ingressantes e veteranos, professores da educação básica e do ensino superior, e a todos que se interessam pelo tema ‘culturas e currículos’”. A apresentação será feita em espanhol, com slides em português. As inscrições estão abertas e as pessoas interessadas podem se inscrever por meio deste formulário.

Autor de estudos sobre processos de ensino e aprendizagem e sobre a relação entre produção do conhecimento e cultura pop, Friedrich aprofundará a discussão sobre artefatos culturais que atravessam os cotidianos escolares e se constituem nos currículos vividos e praticados nas escolas. “Como as figurinhas do desenho ‘Pokémon’ no ensino da matemática”, exemplifica a professora.

Trajetória

Professor-associado do Teachers College, da Universidade de Columbia, desde 2010, Daniel Friedrich trabalhou em escolas e universidades da Argentina antes de ingressar no Departamento de Currículo e Ensino da instituição norte-americana. Ele é autor de dezenas de publicações no seu campo de estudo, entre livros, artigos e conferências.

Categorias relacionadas