Professor da Ufes recebe comenda Augusto Ruschi por atuar em defesa do Meio Ambiente

24/03/2023 - 13:24  •  Atualizado 24/03/2023 17:20

Uma solenidade realizada no Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, marcou a entrega da comenda Augusto Ruschi a Áureo Banhos, professor e pesquisador do Departamento de Biologia da Ufes, na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales). A homenagem foi concedida devido aos relevantes trabalhos e projetos desenvolvidos pelo professor na defesa do meio ambiente em todo o estado.

Dentre os trabalhos realizados por Banhos está o monitoramento dos impactos da rodovia BR-101 na biodiversidade da Reserva Biológica de Sooretama. De acordo com o pesquisador, apesar de as estradas serem as principais vias de transporte utilizadas no mundo e importantes vetores de desenvolvimento socioeconômico, seus impactos são responsáveis pela atual crise de biodiversidade por facilitarem o uso e a ocupação dos solos, com consequente desmatamento e perda de habitat para a vida silvestre, além de facilitarem o acesso de caçadores e promoverem a poluição e o atropelamento de animais em áreas naturais.

Outro trabalho que conta com a coordenação do professor é o Projeto Harpia - Núcleo Mata Atlântica, que monitora a população da Harpia harpyja, maior águia das florestas tropicais das Américas Central e do Sul e que, de acordo com Banhos, está ameaçada de extinção em toda a sua distribuição de ocorrência.

O projeto monitora os únicos ninhos conhecidos da espécie na Mata Atlântica, que estão localizados nas reservas do norte do Espírito Santo e no sul da Bahia.

Comenda Augusto Ruschi

A concessão da homenagem foi decidida pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, por indicação do deputado estadual Fabrício Gandini. A comenda Augusto Ruschi é destinada aos profissionais que atuam no campo da ciência, pesquisa, no cultivo e no estudo de plantas, além de outros profissionais dedicados à fauna e à flora brasileira que se destacam na elaboração de projetos e na luta pela preservação da natureza.

Segundo o deputado Gandini, a escolha pelo professor Banhos, que é doutor em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva, se deu devido à sua trajetória pessoal e profissional, que o “destacam como merecedor da referida indicação”. “Estou muito feliz por receber a mais alta honraria na área de Meio Ambiente concedida pelo Poder Legislativo do Estado do Espírito Santo, e a dedico a todas as pessoas que estiveram juntos comigo nos trabalhos, como os alunos e pesquisadores parceiros”, ressalta Banhos.

Texto: Adriana Damasceno
Foto: Leonardo Merçon (principal) e Ales (interna)
Edição: Camila Fregona