Proaeci promoverá visita guiada e encontros de apoio acadêmico. Inscrições abertas

29/04/2022 - 16:10  •  Atualizado 02/05/2022 18:41

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaci) da Ufes, com apoio e participação de outros setores da Universidade, está com inscrições abertas para visitas guiadas no campus de Goiabeiras e para os Encontros de Apoio Acadêmico para Calouros 2022/1. Para se inscrever basta acessar o Portal da Assistência Estudantil e selecionar a aba Eventos.

As inscrições para o evento de apoio acadêmico aos calouros ficam abertas até segunda-feira, 2 de maio. Os encontros vão acontecer nos dias 4, 11 e 18 de maio, das 13 às 15 horas, no auditório da Biblioteca Central, em Goiabeiras. As vagas são limitadas, por ordem de inscrição, e exclusivas para os ingressantes no semestre 2022/1. Haverá certificado de participação com carga horária de seis horas, que poderá ser utilizado junto ao colegiado do curso para justificativa de ausência às aulas.

Nos encontros, serão tratados temas relacionados à organização e planejamento da vida acadêmica, definição de prioridades, construção de cronograma de estudos e estratégias de aprendizagem. Será também uma oportunidade de compartilhamento, troca de experiências e integração ao ambiente universitário.

Visitas guiadas

As visitas guiadas do projeto (RE)Conhecer são direcionadas, preferencialmente, aos estudantes que ingressaram na Ufes no período de ensino remoto em função da pandemia da covid-19, ou seja, a partir do primeiro semestre letivo de 2020. Além da integração ao espaço da Universidade, o projeto tem o objetivo de promover a socialização entre os próprios estudantes após dois anos de aulas remotas e distanciamento social.

As inscrições devem ser feitas de acordo com o centro de ensino a que o estudante está vinculado. As visitas serão realizadas no mês de maio, em datas a serem definidas, com grupos pela manhã, das 9 às 12 horas, e à tarde, das 14h30 às 17h30. Os grupos vão percorrer setores considerados essenciais para a rotina acadêmica, contando com orientações de servidores dos diferentes espaços sobre serviços oferecidos.

Os grupos iniciarão as visitas a partir dos seguintes pontos de referência:

• Centro de Artes (CAr) - em frente à cantina
  • Centro de Ciências Exatas (CCE) - na área livre entre o IC-I e IC-II
  • Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) - na área livre entre o IC-II e IC-III
  • Centro de Educação (CE) - entre o IC-IV e o PPGE
  • Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) - em frente à cantina
  • Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) - em frente à Proaeci (Castelinho)
  • Centro Tecnológico (CT) - em frente ao CT-III

Os estudantes que participarem das visitas receberão certificado de participação com carga horária de três horas, para justificativa de ausência às aulas.

Texto: Sueli de Freitas