Prédio do Sistema de Arquivo já abriga 14 mil caixas de documentos

03/12/2014 - 13:54  •  Atualizado 05/12/2014 10:42

O reitor Reinaldo Centoducatte realizou nesta quarta-feira, 3, a inauguração oficial do prédio do Sistema de Arquivos da Ufes (Siarq).

Localizado próximo à Biblioteca Central, no campus de Goiabeiras, o prédio tem uma área de 1.100 metros quadrados e vai abrigar todo o centro de arquivo geral da Ufes, composto por documentos cujo arquivamento tenha temporalidade intermediária ou permanente.

“São documentos administrativos e processos, muitos de caráter histórico”, afirma a coordenadora do Siarq, Maria Aparecida Monteiro Rosemberg.

Com capacidade para guardar 24 mil caixas de documentos, atualmente o prédio já guarda cerca de 14 mil caixas. O pró-reitor de Administração da Ufes, Eustáquio de Castro, destaca que, futuramente, a proposta é que todas informações sejam digitalizadas para que tramitem em um único sistema, a fim de facilitar o acesso a toda comunidade acadêmica.

Memória

"A criação deste espaço foi um processo de construção de várias pessoas e de várias gestões. O nosso objetivo é dar continuidade ao trabalho e deixar algo melhor. A nossa Universidade tem crescido e a gestão de documentos é um dos desafios que enfrentamos. Mas esse prédio representa mais que uma gestão de informação, de guarda e de proteção. Ele representa a memória da nossa Universidade”, afirmou o reitor Reinaldo Centoducatte.

O reitor destacou ainda que o prédio também será um espaço de formação profissional, um laboratório de estudos para futuros profissionais.

Durante a cerimônia de inauguração , a professora do Departamento de Arquivologia, Lúcia Helena Miranda Corrêa, uma das idealizadoras do Siarq, recebeu uma hormenagem em nome dos servidores do setor.

Por Thereza Marinho, com foto de Jorge Medina